Prefeito de Curitiba ataca a liberdade de organização sindical dos servidores públicos

Sindipetro suspende Bate-Papo Sindical para participar de plenária sobre o caso


O Sindipetro Paraná e Santa Catarina comunica os petroleiros da Repar que excepcionalmente nesta quinta-feira (01) não haverá o tradicional Bate-Papo Sindical, realizado semanalmente, sempre na troca de turno das 15h30. 

O motivo é a participação do corpo de dirigentes na plenária convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) que vai discutir ações para o enfrentamento da proposta de Lei Orgânica da cidade, apresentada pelo prefeito Luciano Ducci à Câmara de Vereadores. O projeto traz em seu conteúdo um instrumento que ameaça a liberdade sindical. Trata-se do impedimento da liberação de mais de um trabalhador para o exercício da atividade sindical.   

As recentes mobilizações e campanhas do Sismuc em favor dos trabalhadores causaram uma forte reação por parte do prefeito, o que o levou a articular uma emenda que restringe a liberação de servidores para as direções sindicais.  

A plenária acontece às 15 horas, na sede do Sismuc (rua Monsenhor Celso, 225, 9º andar) e pretende impedir que a imposição siga em frente. Os dirigentes do Sindipetro Paraná e Santa Catarina irão participar da atividade em solidariedade aos servidores e repúdio aos ataques de Ducci à organização sindical. O Bate-Papo Sindical será retomado normalmente na próxima quinta-feira (08/12).