Prefeitura muda decreto após Sindicato cobrar que Repar faça adequações no transporte de trabalhadores

Novo decreto altera distância mínima entre as pessoas de 1,5 metros para um assento vago

Mais uma vez a gestão da Repar voltou atrás em medidas que visam prezar pela segurança frente a pandemia, após denúncia o sindicato exigiu adequações no transporte dos trabalhadores de turno na refinaria e solicitou o retorno dos micro ônibus no lugar das vans, o objetivo é que o ambiente tenha mais ventilação com as janelas abertas, além de um maior distanciamento entre os trabalhadores.

Conforme já noticiado [orientação para publicação: linkar com matéria “Gestão da Repar expõe trabalhadores à covid-19 ao utilizar vans”], em reunião realizada no dia 13 de janeiro o Sindipetro PR/SC questionou a Repar sobre o uso das vans e apresentou o decreto Nº 34.608 da Prefeitura de Araucária que previa no capítulo II a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas. De acordo com as denúncias recebidas pelo sindicato com as vans o distanciamento estipulado não era cumprido e as janelas ficavam fechadas diminuindo a ventilação no ambiente.

A gerencia declarou desconhecer o decreto municipal e correu para desfazer o erro voltando a utilizar os micro ônibus. Porém, um dia após o sindicato cobrar a gestão da Repar a Prefeitura de Araucária estranhamente publicou um novo decreto (35.468/2021) alterando o artigo 15 e mudando a distância mínima para apenas um assento, logo em seguida a Repar enviou e-mail para os trabalhadores comunicando a volta das vans a partir do dia 25 de janeiro. Veja a mudança no decreto:

DECRETO Nº 34.608, DE 02 DE JUNHO DE 2020, CAPÍTULO II TRANSPORTE DE TRABALHADORES

Art.15: No caso de fornecimento do transporte pelo próprio empregador e com o objetivo de não permitir a disseminação do coronavírus, deverá:

II – Garantir a ampliação das linhas disponíveis, a fim de reduzir o número de trabalhadores transportados simultaneamente, garantindo a distância mínima de 1,5 metros entre pessoas;

REDAÇÃO DADA PELO DECRETO Nº 35.468/2021, DE 14 DE JANEIRO DE 2021, CAPÍTULO II TRANSPORTE DE TRABALHADORES

II – Garantir a ampliação das linhas disponíveis, a fim de reduzir o número de trabalhadores transportados simultaneamente, recomendando-se que entre as pessoas sentadas fique um assento vago;

O Sindipetro PR/SC reitera a importância das medidas de prevenção e defende o uso dos micro ônibus, com as janelas abertas e ambiente mais ventilado, além de maior distanciamento entre os trabalhadores. Este não é o momento de afrouxar nas medidas de prevenção ao coronavírus, na Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul perdemos o caldeireiro Ederson Luiz de Lima, conhecido como Bigo, vítima da Covid-19. No Brasil, em janeiro deste ano foram registradas 29.555 mortes por Covid-19 e desde o início da pandemia 226.309 pessoas foram óbitos.

O Sindicato continuará vigilante e atuante na busca de preservar a saúde de todos e oferece um canal de denúncia que envolva o tema nas bases do Sistema Petrobrás no Paraná e Santa Catarina, as informações podem ser encaminhada ao e-mail denuncia@sindipetroprsc.org.br, pelo telefone (41) 3332-4554 ou diretamente com os dirigentes sindicais.