Uma agenda intensa de atividades populares precede o 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador – em Curitiba. A primeira delas é um seminário com o tema “Não abro mão da democracia e dos direitos trabalhistas”. Organizado pelo Sindipetro PR e SC, Sindiquímica-PR, Sintracon e o mandato do deputado estadual Tadeu Veneri, o evento vai debater os caminhos para fazer a resistência à ofensiva liberal em curso na sociedade brasileira. Será nesta quarta-feira (27), a partir das 19h00, no auditório do Sintracon Curitiba (R. Trajano Reis, 538, São Francisco).
Na quinta-feira (28) é dia de lembrar das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho durante debate na Faculdade de Direito da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, Centro). A atividade é promovida pelo Núcleo de Prática Jurídica e Projeto de Extensão Acesso à Seguridade Social, em parceria com o Sindipetro PR e SC e o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região.
A sexta-feira (29) será ainda mais agitada. A data marca um ano do Massacre do Centro Cívico, episódio comandado pelo governador Beto Richa (PSDB) e seu então secretário de segurança Fernando Francischini que deixou centenas de professores e servidores estaduais feridos. Segundo a organização do ato, a programação inclui uma caminhada com concentração às 10h na Praça Santos Andrade, apresentações no local do massacre às 12h e um show com a banda Detononautas, às 15h30, na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Ainda na sexta-feira (29), porém mais cedo, petroleiros e petroquímicos realizam um ato em frente à Repar, em Araucária, por volta das 07h00, em alusão ao Dia Internacional do Trabalhador, repúdio ao Massacre do Centro Cívico e na defesa da democracia e dos direitos trabalhistas e civis.
A semana de atividades em Curitiba será encerrada com a manifestação do Dia do Trabalhador, no domingo (01), na Praça Rui Barbosa. O evento contará com protesto, atividades culturais e para crianças.
:: Agenda de atividades
Quarta-feira – 27/04 | 19h00
Seminário “Não abro mão da democracia e dos direitos trabalhistas”
Local: Sintracon (Trajano Reis, 538, São Francisco)
Quinta-feira – 28/04 | 18h30
Debate: “Em memória das vítimas de acidentes no trabalho”
Local: UFPR Santos Andrade (1º andar – Sala 101)
Sexta-feira – 29/04 | 07h00
Ato dos petroleiros e petroquímicos em frente à Repar
Em defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e civis, em repúdio ao Massacre do Centro Cívico e em celebração do 1º de Maio – Dia Internacional do Trabalhador
Sexta-feira – 29/04 | 10h00
Ato 1 ano do massacre do Centro Cívico
10h00: Passeata – concentração na Praça Santos Andrade
12h00: Ato no Centro Cívico (Praça N. S. de Salete)
15h30: Show com a banda Detonautas (Praça N. S. de Salete)
Domingo – 01/05 | 14h00
Ato do Dia do Trabalhador
Atividades culturais e p/ crianças
Local: Praça Rui Barbosa