Petroleiro na Assembleia

Radiovaldo Costa, diretor do Sindipetro-BA, toma posse, nesta sexta (26), como deputado estadual

A solenidade acontece na ALBA, às 10h

O petroleiro, sindicalista e ex-vereador de Alagoinhas, Radiovaldo Costa, assume uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), pela coligação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) em solenidade que acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no gabinete do presidente da ALBA. Bastante conhecido e atuante nos meios sindicais e políticos, o novo deputado estadual do PT é diretor de comunicação do Sindipetro Bahia e também Conselheiro Deliberativo eleito da Petros, o fundo de pensão da categoria petroleira.

Nas eleições de 2022, Radiovaldo foi o sindicalista mais votado do Brasil, obtendo 45.042 votos para deputado estadual. Em função de diversas nomeações, ele estava como primeiro suplente e vai entrar na vaga da deputada estadual Neusa Cadore (PT) que será a nova titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPROMI) no governo Jerônimo Rodrigues (PT).

História de luta

Recentemente, Radiovaldo desistiu de disputar a Prefeitura de Alagoinhas e continuou exercendo o seu papel de sindicalista. Ao longo da sua carreira como político e sindicalista, Radiola, como também é conhecido, se dedicou à defesa dos direitos da categoria petroleira, alcançando grande destaque também no setor privado de petróleo, onde conseguiu excelentes resultados, conquistando mudanças significativas nos acordos coletivos desses trabalhadores que levaram à valorização salarial e muitos benefícios, como a garantia do plano de saúde para os dependentes desses empregados.

Radiovaldo também teve forte atuação em defesa dos direitos dos aposentados e pensionistas da categoria petroleira e contra o desmonte da Petrobrás na Bahia e a venda de suas unidades no governo de Bolsonaro e continua na luta pela volta da Refinaria Landulpho Alves para a Petrobras. Ele se destacou ainda na campanha organizada pelo Sindipetro Bahia pelo preço justo da gasolina, diesel e gás de cozinha, quando conseguiu mostrar que a sociedade estava sendo prejudicada devido à política de Preço de Paridade de Importação (PPI), adotada pela Petrobrás até 2002, que na prática dolarizava os preços dos combustíveis.

Alagoinhas

Natural de Alagoinhas, Radiovaldo já foi vereador do município por três mandatos e candidato a prefeito da Cidade das Águas em 2016, quando obteve quase 12.000 votos. Radiovaldo tem um trabalho reconhecido por melhorias para a cidade e para os alagoinhenses, tendo se destacado na luta pela construção do novo Hospital Regional de Alagoinhas e por mais moradias.