Reforma do estatuto do Sindipetro PR e SC foi aprovada nas assembleias

A série de 12 assembleias para debater e deliberar sobre a reforma estatutária do Sindipetro Paraná e Santa Catarina terminou na última sexta-feira (18). A proposta apresentada pela  direção do Sindicato para as alterações no estatuto foi aprovada por 95% dos petroleiros (172 votos), 1% rejeitou e 4% se abstiveram.

As modificações que foram aprovadas adequam o regulamento do Sindicato à legislação brasileira e portarias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como o moderniza no sentido de agilizar os processos eleitorais e aumentar a abrangência de representação, já que desde a última mudança estatutária, na década de 80, sugiram novas áreas de atuação no Sistema Petrobrás, tais como transporte dutoviário, plataformas continentais marítimas, plantas de biodiesel e gás natural.

Outro ponto em debate nas assembleias foi a ratificação da assembleia realizada em 28 de setembro de 1988, que estendeu a base de representação do Sindicato para Santa Catarina, medida necessária para cumprir exigências burocráticas do MTE. A aprovação foi quase unânime, contou com 98% dos votos, não houve contrários e apenas 2% preferiram se abster.

Para o presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Mário Alberto Dal Zot, a reforma do estatuto foi uma medida necessária. “Passaram-se muitos anos desde a última alteração regimental e durante esse tempo vieram novas leis e determinações que não condiziam com nosso estatuto. Para além da mera legalidade, modernizamos o regulamento para dar mais agilidade nos procedimentos sindicais, como as eleições, por exemplo. A proposta aprovada nas assembleias é fruto de um longo debate interno da direção do Sindicato”, explicou.

Resultado das assembleias

Total de votantes: 181