Compromisso com a categoria

Renato Freitas assina Carta-Compromisso dos petroleiros e petroquímicos em São Mateus do Sul

No dia 2 de setembro, o deputado estadual e candidato a deputado federal Renato Freitas (PT) esteve na sede regional de São Mateus do Sul para uma roda de conversa com a categoria e representantes da comunidade local.

Durante o encontro, Renato assinou a Carta-Compromisso elaborada pelo Sindipetro PR e SC e pelo Sindiquímica-PR, com a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento do Paraná, apresentada por diretores das entidades. O parlamentar também relembrou a privatização fraudulenta da Usina do Xisto (SIX) e destacou a importância da retomada de ativos estratégicos para a soberania nacional e o desenvolvimento econômico e social do estado.

A Agenda apresentada tem como eixos centrais o fortalecimento do setor energético e industrial paranaense, a ampliação do potencial da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), da Transpetro e da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen-PR), além da reestruturação operacional em São Mateus do Sul. A pauta também defende uma transição energética justa, ordenada e equitativa.

O documento propõe ainda a integração entre energia, fertilizantes e agropecuária como estratégia para reforçar a segurança alimentar, além de defender a aproximação da ciência, da tecnologia e do ensino profissional com a realidade das indústrias. A intenção é garantir que os grandes investimentos se convertam em empregos de qualidade, salários dignos e desenvolvimento regional.

O presidente do Sindipetro PR e SC, João Felchak, destacou a importância da aproximação de Renato Freitas com as pautas da categoria. “É mais um candidato progressista que está se apropriando da pauta em defesa da Petrobrás e da SIX. Ele mesmo lembrou que teve uma juíza parcial, que tem o pai que é ex-petroleiro e fez tudo isso contra a Petrobrás. Depois de usufruir dos recursos da companhia para se formar, vendeu o patrimônio para outros não terem o mesmo poder [em referência ao caso de repasse de informações sigilosas para a Forbes & Manhattan, empresa que comprou a unidade]. Então, é muito importante a participação do Renato junto com os petroleiros. Ele perguntou se pode nos procurar para obter informações especializadas para poder debater o petróleo e gás no Paraná, e a gente vai deixar essa porta sempre aberta, com certeza.”

Ao assinar a Carta, Renato Freitas assume o compromisso de defender, caso eleito, no Congresso Nacional, as propostas apresentadas pelos sindicatos e contribuir para o fortalecimento do setor energético e industrial paranaense, a geração de empregos e a valorização da classe trabalhadora.

DSC04092 DSC04096 DSC04110 DSC04114 DSC04121 DSC04128 DSC04129 DSC04135 DSC04141 DSC04146 DSC04149 DSC04151 IMG_5268 IMG_5278 IMG_5285 IMG_5296 IMG_5326 IMG_5346 IMG_5418 IMG_5422 IMG_5431
<
>

Por Juce Lopes

Fotos: Assessoria de comunicação do dep. estadual Renato Freitas