Defender a Petrobrás é defender o Brasil!

Repar: 46 anos de resistência!

Refinaria completa mais um ano de história neste sábado (27).

Inaugurada no dia 27 de maio de 1977, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) completa neste sábado 46 anos. Localizada no município de Araucária, região metropolitana de Curitiba (PR), a unidade é responsável por abastecer os mercados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

Mesmo com todo o desmonte sofrido nos últimos sete anos pelos governos Temer e Bolsonaro, a refinaria segue sendo um pilar importante para o desenvolvimento energético do país. Atualmente, sua capacidade de refino representa cerca de 12% da produção nacional de derivados de petróleo de alta qualidade.

Um exemplo do seu potencial tecnológico é o Diesel R5, combustível desenvolvido na Repar que proporciona melhor desempenho para os motores e é menos poluente. Em setembro de 2022, a Petrobrás concluiu a venda do primeiro lote do Diesel R5 para testes comerciais e sua produção chegou a 1.500 m³.

Mas todos esses feitos não seriam possíveis se não fosse a resistência de todos os trabalhadores e trabalhadoras da refinaria, tanto os da ativa como os aposentados, que lutaram constantemente contra as ameaças de venda da unidade.

Ao ser eleito, o governo Lula ouviu a categoria e retirou a Repar da mira das privatizações. A atual gestão da companhia está disposta a discutir um novo plano de investimentos cujo objetivo seja aumentar a sua capacidade de produção e gerar mais empregos de qualidade. Além de se reunir com a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos em Grupos de Trabalhos que visam debater e buscar soluções para diversas questões, tais como segurança, saúde, desenvolvimento profissional, acordo coletivo de trabalho, entre outras.

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, a categoria precisa permanecer unida e o Sindicato tem um papel fundamental na retomada de direitos. “Temos muito o que comemorar e parabenizar toda essa força de trabalho que constrói essa unidade. Mas ainda temos muito o que melhorar, como na alimentação, transporte, tabela de turno, pagar os adicionais que estão no nosso acordo coletivo. Não dá mais para esperar, as pessoas estão cansadas, doentes e precisam ter o valor devido. Para isso que a gente está aqui e vai seguir lutando”, ressaltou.

O Sindipetro PR e SC parabeniza a todos os petroleiros e petroleiras que defenderam e ainda defendem este importante patrimônio do povo paranaense. Que a Repar siga sendo uma importante geradora de empregos para o estado, buscando sempre o progresso sustentável, investindo cada vez mais em tecnologia e, principalmente, nas pessoas.

Defender a Petrobrás é defender o Brasil!

Presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge.

Por Juce Lopes