Os petroleiros da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) que participaram da assembleia extraordinária da tarde desta segunda-feira (16) resolveram suspender a greve iniciada no dia anterior. O motivo da paralisação foi o impasse nas negociações com os gestores da refinaria em relação à pauta de reivindicações sobre segurança.
Após os petroleiros cruzarem os braços, a empresa chamou uma reunião de negociação com os dirigentes do Sindipetro Paraná e Santa Catarina para a manhã de hoje, que só foi terminar por volta das 14h00. A direção da Repar apresentou uma proposta à pauta de segurança. Os principais avanços foram a ampliação de três para quatro operadores na área da Unidade de Destilação (U2100), a garantia de repouso de 24 horas para cada trabalhador envolvido na partida da U2100, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com a participação do Sindicato para acompanhamento da saúde dos trabalhadores que participaram do combate ao incêndio e limpeza da U2100, não desconto dos dias parados, garantia de que todas as recomendações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) sejam analisadas e respondidas até a próxima reunião, e a criação de um GT com a participação do Sindicato para discutir as correções dos problemas de exaustão e climatização do laboratório da Repar.
Os demais pontos tiveram o compromisso assumido pela empresa de que serão tratados em reuniões da pauta de reivindicações local, de discussão do efetivo da Repar e na Comissão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS).
O movimento dos funcionários da Repar por melhoria nas condições de saúde e segurança começou após o acidente da U2100 no dia 28 de novembro, com explosão seguida de incêndio, que paralisou a produção de toda a refinaria desde então.
Confira a íntegra da proposta da Repar
1. EFETIVO
Amplia-se de três para quatro o número de técnicos de operação na área da U-2100, compondo o efetivo mínimo, dos trabalhadores de turno, até que o assunto seja renegociado em mesa. Esta ação será implantada após o retorno da produção da U-2100.
2. PARTIDA DA U-2100
Garantia de repouso de 24 horas para cada trabalhador envolvido, antes da partida da U-2100.
3. RECOMENDAÇÕES/ORIENTAÇÕES/CIPA
Garantia que todas as orientações e/ou recomendações da CIPA sejam analisadas e respondidas até a próxima reunião.
4. GT-SAÚDE
Criar GT com a participação do Sindicato para acompanhamento da saúde dos trabalhadores que participaram do Combate ao Incêndio, da limpeza da U-2100 e demais trabalhadores envolvidos na emergência.
5. DIAS PARADOS
Não desconto dos dias parados a partir das 15:30 horas do dia 15.12.2013.
6. REESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE DE RESPOSTA A EMERGÊNCIA (EOR)
Será tratada no âmbito da Comissão de SMS do ACT.
7. EQUIPE DA ENFERMAGEM
Esta questão será tratada na reunião de Efetivo.
8. EQUIPE DA HO
Esta questão será tratada na reunião de Efetivo.
9. CÓPIAS DOS RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÕES AMBIENTAIS
Ponto pendente a ser tratado em reunião a ser agendada até 20/12.
10. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO BENZENO (PPEOB)
Ponto pendente a ser tratado em reunião a ser agendada até 20/12.
11. ATESTADOS DE SAÚDE OCUPACIONAL (ASOs) COM PRESENÇA DE TODOS OS RISCOS OCUPACIONAIS
Ponto pendente a ser tratado em reunião a ser agendada até 20/12.
12. ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL
Assunto corporativo a ser tratado na Comissão Nacional de SMS do ACT, garantido o direito de ressalvas pelo trabalhador.
13. EXAMES PERIÓDICOS
Ponto pendente a ser tratado em reunião a ser agendada até 20/12.
14. CURSOS DE NRs
Ponto pendente a ser tratado em reuniões da Pauta Local.
15. INDICAÇÃO MEMBROS CIPA
Ponto pendente a ser tratado em reunião a ser agendada até 20/12.
16. CORREÇÕES PROBLEMAS DE EXAUSTÃO E CLIMATIZAÇÃO DO LABORATÓRIO
Criar GT com a participação do Sindicato.