Repar insiste nas subnotificações de ASO

Na mesma época do ano passado, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina ofereceu denúncia ao Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná onde acusava a Repar de praticar a subnotificação de riscos ambientais nos atestados de saúde ocupacional (ASO).
No dia 07 de julho de 2011 o auditor fiscal do trabalho confirmou as denúncias do Sindicato e autuou a empresa por ferir a Norma Regulamentadora Nº 7 – “Deixar de constar no atestado de saúde ocupacional os riscos ocupacionais específicos na atividade do empregado” – item 7.4.4.3, alínea b.
Passado um ano da autuação, a Repar não reviu sua prática e prossegue com as subnotificações e não esclarece os trabalhadores sobre os riscos a que estão expostos. Para o Sindipetro esta conduta é inaceitável, uma vez que se trata de questão fundamental que é a saúde do trabalhador. Isso pode gerar lesões graves e irreversíveis à saúde.
Diante da continuada negligência da empresa, o Sindicato solicitou atuação imediata da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 9ª Região para forçar a empresa a cumprir as medidas de proteção à saúde dos trabalhadores, registrando nos ASO’s os riscos ocupacionais específicos que os petroleiros estão expostos em suas atividades das unidades do Paraná (UO-REPAR – Refinaria de Araucária, UO-SIX – Usina do Xisto em São Mateus do Sul, e TEPAR – Terminal Transpetro de Paranaguá).
O Sindipetro espera que a ação da PRT seja incisiva a ponto de barrar o desrespeito desenfreado à saúde dos trabalhadores.