Retomada das reuniões com a Repar trata dos problemas de pauta local

Efetivo abaixo do número mínimo em diversos setores, vazamento de nafta, subnotificação de acidentes, restrição de exames laboratoriais ocupacionais, áreas descobertas devido a realização de curso de primeiro socorros, entre outros registros, são os assuntos mais graves na pauta local da Repar.

A última reunião sobre a pauta local com a Repar, representada pelos setores de Recursos Humanos, Produção e Saúde, Meio Ambiente e Segurança, aconteceu no dia 23 e iniciou as discussões sobre a grande lista de problemas identificados pelo Sindicato ou denunciados pelos petroleiros. Confira os tópicos abordados:

Vazamento na HRC
O Sindicato cobrou esclarecimentos sobre vazamentos de nafta na U-2315 (HRC – Hidrotratamento e Reforma Catalítica), inclusive com presença de benzeno em permutador após a parada da unidade e ocorrência de flash, o que colocou em risco a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A Repar informou que foi realizada uma análise técnica dos permutadores e que o vazamento ocorreu por causa de ciclos térmicos. A ação imediata foi o isolamento da área e aplicação de vapor. Em seguida houve a parada do equipamento e troca de junta. Mesmo assim, a unidade apresentou novos vazamentos em outros permutadores. A HRC vai passar por nova parada de manutenção prevista para o final de janeiro. De acordo com os gestores, não há risco grave iminente. A ocorrência foi registrada no RESP (Registro de Segurança de Processo) e no RTA (Relatório de Tratamento de Anomalia).

Porém, devido aos receios sobre os riscos envolvidos, o Sindicato requisitou uma visita técnica à área para inspecionar o equipamento, com a presença do Grupo de Trabalho do Benzeno (GTB). A vistoria está marcada para esta quarta-feira (30), às 13h30. Após haverá reunião para detalhamento do assunto e apresentação dos relatórios.

O Sindicato ainda indagou sobre a ausência do GTB na investigação e foi informado de que haverá apresentação sobre o vazamento na próxima reunião da CIPA, a ser realizada no dia 13 de janeiro, com participação do Sindicato e inclusão de representante do GTB/CIPA na análise do RTA.

Sobre os problemas de comunicação na ocorrência, a Repar afirmou que fará DDS Técnico (Diálogo Diário de Segurança) para os trabalhadores do setor e enviará e-mail para todos os petroleiros sobre o assunto.

Redução de Efetivo
Sobre o fato de alguns setores operacionais, laboratório e SMS operarem com número de trabalhadores abaixo do mínimo estabelecido, os gestores da Repar alegaram desconhecer que gerentes assumem a dispensa de empregados, deixando o posto sem substituto. Se comprometeram a buscar essa informação e dar uma resposta o mais breve possível. O Sindicato cobrou o compromisso de se manter o número efetivo mínimo que a própria Repar pratica, em cumprimento à Norma Regulamentadora Nº 20 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Repar concordou e também foi acertado que outros desvios do efetivo será tratado na próxima reunião de pauta local com a presença da gestão do Laboratório e TE.
Os gestores reconheceram que nenhuma unidade está autorizada a reduzir o efetivo. Uma das conquistas da greve foi justamente a criação de um Grupo de Trabalho específico para tratar dos efetivos na Petrobrás, uma discussão que se dá em âmbito nacional. Portanto, nenhuma gestão local tem autonomia para fazer mudanças em relação ao número de trabalhadores sem que a questão seja tratada no GT.

Áreas descobertas em razão de treinamento
O Sindicato cobrou esclarecimentos sobre o treinamento de primeiros socorros para os trabalhadores que irão compor a próxima EOR (Equipe Organizacional de Resposta) durante as madrugadas, da 01h00 às 05h00. Apontou que, além de ser realizado em horário pouco produtivo, os trabalhadores deixam a área descoberta por muito tempo, sendo que há registros de casos onde dois operadores do mesmo setor ficam ausentes.

A Repar reconheceu que faltou diálogo para programar o treinamento e vai suspender o curso para reavaliar. O Sindipetro solicitou que os gestores acolham as sugestões dos trabalhadores e que as áreas de trabalho não fiquem descobertas. A Repar confirmou o cumprimento do número de referência dos setores e acordou retomar o curso com uma proposta negociada com o Sindicato.

Demais pontos
Os itens protocolados em CS (Correspondência Sindical) que não foram abordados em função do tempo, como a reorganização da TE, restrição de exames de saúde, subnotificação de acidente e emissão de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) serão tratados na próxima reunião de pauta local.