Na última sexta-feira (27), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Araucária, foi sede da 16ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária (AvançAraucária). O encontro reuniu representantes de diversas instituições para apresentar resultados, discutir projetos e reforçar o compromisso coletivo com o desenvolvimento econômico e social do município.
Jair Rodrigues Dias Junior, secretário-executivo do AvançAraucária, explicou que o Conselho é formado por cerca de 100 instituições, engajando aproximadamente 200 pessoas em diversas ações de trabalho. O AvançAraucária atua por meio de cinco câmaras técnicas (Diversificação, Educação, Inovação, Mobilidade e Sustentabilidade), responsáveis por projetos, estudos, eventos e outras ações que buscam promover o desenvolvimento econômico local de forma integrada.
“O Conselho é um espaço coletivo de construção de propostas que fortaleçam o desenvolvimento econômico de Araucária, conectando o poder público, empresas, instituições de ensino e sociedade civil. Nossa meta é reduzir burocracias, melhorar leis e articular iniciativas que gerem emprego, renda e qualidade de vida”, explicou Jair.
Ações em andamento
Na reunião, o secretário-executivo apresentou um panorama atualizado das ações do AvançAraucária: são 52 iniciativas em andamento, sendo 21 projetos, 14 eventos, 12 estudos técnicos e 5 apoios a projetos sociais e culturais.
Entre os projetos em destaque estão o programa “Compras Públicas”, iniciativas de inovação como o “Parque Tecnológico” e o “Hub de Inovação”, ações de mobilidade como a “Escola Pública de Trânsito” e propostas ligadas à sustentabilidade, como o “Mercado de Carbono”.
Jair também destacou os estudos técnicos em andamento, que incluem revisões da Lei de Zoneamento e do Código de Obras Públicas, reunindo diversas secretarias municipais e entidades técnicas.
“Esses estudos são fundamentais para destravar o desenvolvimento. Integramos urbanismo, inovação, comércio, engenharia, arquitetos e o poder público para propor leis mais modernas, menos burocráticas e alinhadas com o crescimento sustentável de Araucária”, pontuou.
A plenária seguiu o formato tradicional, com a CSN apresentando institucionalmente suas atividades e compromissos com a cidade. Houve também o chamado “Momento Institucional”, em que duas instituições, no caso a FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), puderam se apresentar para os participantes, reforçando a rede de articulação do Conselho.
Feira de Profissões
Outro destaque do encontro foi a apresentação da Feira de Profissões, maior evento organizado pelo AvançAraucária em 2025, que ocorrerá entre 14 e 16 de agosto, no Parque Cachoeira. A feira reunirá estudantes, empresas e instituições de ensino técnico para promover a formação profissional e aproximar jovens do mercado de trabalho.
“É um trabalho de base muito importante. Queremos mostrar aos jovens as oportunidades do setor industrial, da inovação, da mobilidade urbana. Já temos o layout pronto e mais de 40 estandes confirmados”, contou Jair.
Apoio a patrimônios culturais e projetos sociais
A apresentação também ressaltou o apoio do Conselho a projetos culturais e sociais no município. Um dos exemplos citados foi a Casa do Cavalo Baio, bem tombado pelo patrimônio histórico estadual, que necessita de restauração. O AvançAraucária atua na articulação de parcerias para captação de recursos que viabilizem a preservação do local.
O encerramento da reunião contou com a apresentação do Projeto Garoto Cidadão, iniciativa social desenvolvida pela CSN.
As reuniões plenárias do AvançAraucária ocorrem mensalmente, sempre na última sexta-feira do mês, em sedes itinerantes. A próxima está prevista para ocorrer na A1 Engenharia, empresa com mais de 300 engenheiros em sua planta em Araucária e forte atuação no setor de estruturas industriais.
Participação Sindical
O Sindipetro PR e SC e o Sindiquímica-PR não possuem participação direta no AvançAraucária, mas acompanham as reuniões periódicas. Contudo, têm vínculo indireto por meio da Adietec (Agência de Desenvolvimento e Integração de Energias e Tecnologias), da qual são integrantes, que integra a Câmara Técnica de Sustentabilidade do Conselho.
Atualmente, ambos os sindicatos avaliam ampliar essa presença para uma participação mais efetiva no AvançAraucária, seja nas Câmaras Técnicas, contribuindo para a construção de projetos e estudos, ou ainda com assentos no Conselho, o que exige um trâmite formal, passando pela indicação do Comitê Gestor, aprovação pela Câmara de Vereadores e alteração da lei ordinária que rege o Conselho.
Para o Sindipetro PR e SC, espaços como o AvançAraucária são estratégicos para articular o fortalecimento da indústria local, a geração de empregos qualificados e a ampliação da renda, com diálogo junto às organizações da sociedade civil.