Segunda é dia de vestir a camiseta laranja e ir à luta

Data marca o fim do prazo para a seleção das empresas que se inscreveram como interessadas na compra das refinarias. Na Repar, o recado será claro e em bom tom: Não Estamos À Venda!

Na próxima segunda-feira (18), várias unidades do Sistema Petrobrás pelo país afora vão amanhecer com protestos dos petroleiros. Será o Dia Nacional de Luta em Defesa da Petrobrás. A data marca o prazo final para a seleção das empresas que se inscreveram como interessadas na compra de 60% das refinarias anunciadas pela Petrobrás.

No final de abril, a empresa colocou à venda dois grupos de ativos no refino, um no Sul, com a oferta de duas refinarias (Repar e Refap), 736 km de oleodutos e 7 terminais da Transpetro, e outro no Nordeste, também com duas refinarias (Rlam e Rnest) e 770 km de oleodutos e outros 5 terminais.

Mesmo com a forte reação da sociedade em relação aos erros da gestão da Petrobrás na política de preços dos combustíveis, redução da produção nas refinarias, diminuição de trabalhadores e incentivo à importação de derivados de petróleo, a empresa insiste no equívoco de privatizar suas refinarias.

Ivan Monteiro, que assumiu o comando da Petrobrás após a demissão de Pedro Parente, também se apresenta como um aliado do mercado ao manter a política de desmonte da estatal. A tese de que com a saída de Parente as privatizações seriam suspensas não se confirmou e a gestão segue o protocolo de venda dos ativos da empresa.

Diante deste cenário, a categoria petroleira segue na luta contra as privatizações e o Dia Nacional de Luta em Defesa da Petrobrás será mais uma etapa deste processo de resistência operária até que a vitória seja conquistada.

Na Repar, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina, juntamente com o Sindicato dos Petroquímicos (Sindiquímica-PR) e da Montagem e Manutenção Industrial (Sindimont), vai realizar um grande protesto para marcar a data. Vista sua camiseta laranja da campanha “Não Estamos À Venda” e vá à refinaria.  A participação de todos é fundamental para o sucesso de mais esse protesto. Só a luta nos garante!