Seminário Nacional debateu organização e estratégias para os trabalhadores do Setor Privado

O evento recebeu o nome do sindicalista Luiz Antônio Lourenzon, uma homenagem ao petroleiro que faleceu no dia 20 de abril.

Dirigentes do Sindipetro PR e SC participaram nos dias 05 e 06 de maio do Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado, que neste ano ocorreu em Vitória (ES). O encontro, promovido pela FUP com apoio do Sindipetro Espírito Santo, teve como objetivo desenvolver propostas para a criação de uma política nacional que atenda aos interesses dos petroleiros de empresas privadas do setor de óleo e gás, bem como dos trabalhadores terceirizados da Petrobrás e subsidiárias.

O evento reuniu dirigentes e assessores sindicais que discutiram as principais demandas da categoria e apontaram estratégias para unificar a luta por direitos. Este foi o primeiro seminário presencial desde 2020, quando os encontros passaram a ser virtuais devido à pandemia da Covid-19.

Representaram o Sindipetro Paraná e Santa Catarina os diretores sindicais Elisangela Costa, João Felchak e Luciano Zanetti; além do assessor sindical do setor privado, Paulo Antunes.

Para Zanetti, o Seminário Nacional foi um momento enriquecedor, com troca de experiências e aprendizados. “A categoria petroleira sai mais fortalecida com a atuação conjunta de seus sindicatos. Somos todos petroleiros, independentemente para qual empresa vendemos nossa mão de obra, seja ela Petrobrás ou empresa privada”, afirmou.

Antes de iniciar os debates, as delegações aprovaram por unanimidade homenagear o sindicalista petroleiro Luiz Antônio Lourenzon e batizaram o seminário com o seu nome. Lourenzon faleceu no dia 20 de abril, vítima de um infarte durante o seu primeiro embarque em plataforma na Bacia de Campos.

Entre os encaminhamentos extraídos do encontro estão a busca por negociações de acordos coletivos nacionais; a revisão da Lei 5.811/72, conhecida como a lei do petroleiro e considerada ultrapassada por não atender mais aos interesses da categoria; a ampliação da representação desses trabalhadores pela FUP e seus sindicatos; e a luta organizada por direitos.

Todas as propostas aprovadas no Seminário serão debatidas no Congresso da FUP, previsto para ocorrer em agosto, e no Grupo de Trabalho do Setor Privado e Terceirização com a Petrobrás.

O Sindipetro PR e SC ressalta o seu compromisso com os trabalhadores do setor privado e reafirma que seguirá lutando por melhores condições de trabalho e direitos para todos.

Confira as principais resoluções do Seminário Nacional:

• A busca por um novo modelo de contratação, que priorize observar mais os direitos dos trabalhadores, condições de trabalho e salários, estabelecendo, onde couber, o piso salarial por função já no edital de licitação. O assunto será discutido com a Petrobrás.

• Piso salarial nacional para a categoria

• A volta da obrigação nos contratos das prestadoras de serviços da Petrobrás do fornecimento de assistência médica para os dependentes dos trabalhadores terceirizados. A obrigação foi suspensa no governo Temer e no de Bolsonaro.

• Acordos coletivos nacionais

• Revisão da Lei 5.811/72