Servidores de Araucária encerram greve com conquistas

Os servidores públicos e o magistério de Araucária encerraram a greve após 13 dias de mobilização. Os pontos principais da pauta conquistada são a reposição da inflação, o pagamento das progressões e a anulação de processos contra os sindicatos e contra servidores. Araucária tem em torno de 75 categorias representadas pelo Sismmar e pelo Sifar.

A greve teve início após a negativa do prefeito Olizandro Ferreira (PMDB) em repor a inflação do período. No acordo firmado ontem (16) entre sindicatos e gestão será pago, a partir de janeiro de 2014 reajuste de 7%. Ainda em relação a questões salariais, o governo municipal enfim aceitou pagar as progressões paradas desde janeiro de 2013. Além disso, haverá o pagamento dos triênios e quinqüênios dos servidores. Ambos serão pagos também em janeiro de 2014 e em quatro parcelas. A retroatividade está garantida.

Outro ponto de destaque na negociação foi a conciliação com relação a processos judiciais e sindicâncias contra servidores. Segundo Maria Luíza, diretora representante do Sifar, os processos foram encerrados e “não haverá lançamento de faltas e descontos” na vida funcional do servidor. Neste dia 17, depois de encerrada a greve, sindicatos e Prefeitura assinam o acordo.

Mobilização
Os servidores tiveram que se mobilizar porque a Prefeitura não tinha uma proposta clara de negociação e porque utilizava a mídia para se comunicar. No entanto, segundo Maria Luíza, foi a grande participação dos servidores que garantiu a conquista: “A adesão foi grande e se não houvesse proposta da gestão o movimento ia ficar firme”, avalia.

Fonte: Sismuc