Setembro Amarelo: Se você não está bem, conte comigo!

Durante o mês da campanha, o Sindicato irá promover ações de valorização à vida.

Todos os anos, a campanha Setembro Amarelo dedica o mês à conscientização sobre o tratamento da saúde mental e a prevenção ao suicídio. Trata-se de uma iniciativa colaborativa, que envolve diversas esferas da sociedade, com ações voltadas para a eliminação do estigma relacionado à saúde mental, além de promover discussões abertas acerca do tema e oferecer apoio às pessoas que enfrentam essa situação.

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado anualmente no dia 10 de setembro. Instituído em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data presta homenagem a Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dentro de seu Ford Mustang amarelo. Durante seu funeral, amigos e familiares distribuíram cartões e fitas amarelas, o que acabou por inspirar a adoção da cor como símbolo central da campanha.

No Brasil, o Setembro Amarelo teve origem em 2014 por meio de iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em colaboração com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Para este ano, a entidade adotou o tema “Se precisar, peça ajuda!” como foco das ações.

Segundo a ABP, tratamentos psicológicos ou psiquiátricos ainda são vistos como tabu. Paralelamente, à medida que a taxa de suicídio cresce a cada ano, é alarmante observar que aproximadamente 50 a 60% das pessoas que perderam a vida por essa razão nunca procuraram a ajuda de um profissional de saúde mental.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023 mostram o aumento nos índices de suicídio no país. Em 2022, foram registrados 16.262, o que equivale a 44 casos por dia. Um aumento de 12,34% em comparação a 2021. No Paraná, foram 790 casos em 2022, um crescimento de 9,72% em relação ao ano anterior. Em Santa Catarina, a taxa de aumento foi de 5,03% no período, com 1.044 casos em 2022.

A ANP destaca que o sofrimento emocional pode levar a distorções e ao pensamento rígido, fazendo com que o indivíduo pense constantemente no suicídio, inibindo a sua capacidade de perceber outras formas de enfrentar os problemas. Portanto, é importante abordar o assunto para que as pessoas que não estejam bem busquem ajuda e possam enxergar na vida sempre a melhor escolha.

Para a diretora do Sindipetro PR e SC e enfermeira do SUS, Elisangela Costa, é importante quebrar o silêncio em torno do tema. “É um mês dedicado principalmente para alertar as pessoas sobre esse problema que tem se tornado cada vez mais comum na nossa convivência. Por isso, é muito importante fazermos, inclusive, uma escuta empática de crises e o acolhimento necessário para evitar que o pior aconteça”, afirmou.

Elisangela destacou ainda que o Setembro Amarelo é um lembrete de que a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade e as empresas têm um papel crucial para identificar sinais de alerta e oferecer o suporte necessário. “Também é fundamental que as empresas estejam preparadas para fazer o acolhimento dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Como identificar os sinais e sintomas

Não há uma “receita” para detectar quando uma pessoa está vivenciando uma crise ou tem tendência suicida. Contudo, um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais que devem chamar a atenção, principalmente se manifestados ao mesmo tempo. Alguns exemplos são:

• Aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou manifestações verbais por pelo menos duas semanas.

• Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança.

• Expressão de ideias ou intenções suicidas: fique atento a comentários como “vou desparecer”, “vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar”, é inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”.

• Isolamento: pessoas com intenções suicidas tendem a se isolar, seja cancelando atividades sociais ou interagindo menos nas redes sociais.

• Outros fatores: perda do emprego, crises políticas e econômicas, discriminação sexual ou de gênero, agressões psicológicas, conflitos familiares, perda de um ente querido e doenças crônicas.

Conte comigo!

Uma rede de apoio é fundamental para a prevenção ao suicídio. E todos podem ajudar. A pessoa em crise deve ser respeitada e levada a sério, ter o seu sofrimento levado em consideração, falar em privacidade com as pessoas, ser escutado e encorajado a se recuperar. Familiares e colegas próximos são importantes no apoio, mas também é possível buscar ajuda nos seguintes locais:

• Assistência Social do Sindipetro PR e SC
Atendimento presencial ou tel: (41) 3332-4554 e 99102-6788 / e-mail: assistente.social@sindipetroprsc.org.br

• CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);

• UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais;

• Centro de Valorização da Vida – 188 (ligação gratuita).

Em setembro, o Sindipetro PR e SC irá promover diversas ações que serão divulgadas ao longo do mês a fim de conscientizar a categoria petroleira sobre o tema, além da entrega de mudas de ipês amarelos como símbolo dessa campanha.

Para não perder nada, acompanhe as nossas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/sindipetroprsc/

Facebook: https://www.facebook.com/sindicatodospetroleiros