Setor privado: trabalhadores da Perbras aceitam contraproposta e suspendem greve

Empresa avançou em alguns pontos considerados prioritários para os trabalhadores

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina reuniu os trabalhadores e trabalhadoras da Perbras que atuam na parada de manutenção da Usina do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, em assembleia na manhã desta segunda-feira (19) para avaliação da contraproposta da empresa de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Na semana anterior, os empregados tinham aprovado greve por tempo indeterminado a partir de 19 de junho.

A Perbras enviou na noite de sábado uma terceira proposta de ACT ao Sindicato, mas os empregados entenderam que não se havia chegado a um patamar mínimo para aceitação. Durante a assembleia foram elencados alguns pontos prioritários para celebrar o acordo.

O Sindipetro PR e SC comunicou a empresa e abriu nova negociação. A Perbras concordou em melhorar sua contraproposta em alguns pontos, como abonar as horas de atraso por conta de assembleias e mobilizações, aumentar o valor do vale alimentação mensal de R$ 350,00 para R$ 700,00, fazer um novo regramento das horas extras e pagar abono de R$ 1.000,00 aos trabalhadores que foram selecionados e estavam com exames admissionais concluídos, inclusive com Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) apto, e à disposição da empresa desde o início de maio, mas que só foram admitidos no final daquele mês.

Os empregados da Perbras concordaram com a nova contraproposta e suspenderam a greve ainda na manhã desta segunda.

O acordo na Perbras é fruto do trabalho da Secretaria do Setor Privado do Sindipetro PR e SC que segue desenvolvendo negociações com as empresas e pretende avançar na representação desses trabalhadores. A próxima agenda da pasta é uma reunião na quarta-feira (21), com representantes da Paraná Xisto, para tratar de questões relativas ao ACT.