Sexta-feira 13 – Dia de Luto e Luta!

Acidente no navio plataforma FPSO Cidade São Mateus mata pelo menos cinco trabalhadores. Categoria lamenta mortes e protesta com a Operação PT Zero.

Uma explosão causada pelo vazamento de gás na sala de máquinas da casa de bombas do navio plataforma FPSO Cidade São Mateus matou pelo menos cinco trabalhadores. Outros quatros permanecem desaparecidos e dez ficaram feridos e foram encaminhados a um hospital na cidade de Serra, localizada na região metropolitana de Vitória.

O acidente ocorreu por volta das 14h50 de quarta-feira. O navio plataforma é operado pela BW Offshore, empresa de origem norueguesa que presta serviços à Petrobrás. A informação ainda não confirmada é de que a maioria dos trabalhadores da embarcação é de origem filipina.

Cerca de 30 trabalhadores foram retirados da plataforma pela baleeira. O incêndio foi controlado e, segundo informações do Sindipetro Espírito Santo, não há risco de novas explosões.

A tragédia confirma mais uma vez que a Petrobrás terceiriza seus riscos e segue firme com seu discurso de que não contrata pessoas e sim serviços. Enquanto essa política perdurar, a categoria petroleira continuará contabilizando suas baixas. Basta de Mortes! Mudanças na SMS já!

Operação PT Zero
Como retaliação ao acidente e à política de insegurança da Petrobrás, a FUP determinou que nesta sexta-feira (13), data folclórica sombria, sejam realizados atos de 24 horas em todas as unidades da companhia. O Sindipetro Paraná e Santa Catarina deliberou a deflagração da Operação PT Zero, que consiste na não emissão, tampouco liberação, de Permissões de Trabalho durante todo o dia. Lamentaremos as mortes com luto e luta!