Sindicato adere ao feriado do Dia da Consciência Negra

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina, compromissado com a luta dos movimentos populares e sindicais, aderiu ao feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Dessa forma, nesta sexta-feira (20) não haverá expediente.

Entidades farão o feriado na data para reforçar a luta contra o preconceito racial e reafirmar a decisão da Câmara de Vereadores, que no ano passado sancionou a Lei Municipal nº 14.224/2013, que determinava o feriado em Curitiba. Porém, foi suspenso pelo Tribunal de Justiça do Paraná no dia 04 de novembro daquele ano, concedendo liminar à ação da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Construção Civil do Estado (Sinduscon-PR), que alegaram prejuízo ao comércio local.

O Sindipetro entende como equivocada a decisão do TJ e acredita que a Lei é um avanço contra o racismo, não deixando cair no esquecimento o período de escravidão no país.