A organização faz a luta!

Sindicato anuncia Coletivo de Combate ao Racismo

Nesta terça-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, o Sindipetro PR e SC anuncia a criação do Coletivo de Combate ao Racismo. Toda a categoria está convidada a fazer parte deste grupo, que promoverá debates e iniciativas em defesa da igualdade racial e da luta antirracista.

A criação do Coletivo representa um marco na organização desse tema no Sindicato, que visa enfrentar as desigualdades históricas e contribuir de forma contínua para uma sociedade mais justa e inclusiva.

O grupo tem como objetivo garantir que a pauta da igualdade racial seja tratada de forma transversal em todas as áreas de atuação da entidade, promovendo um ambiente de trabalho e uma sociedade livres de discriminação.

De acordo com o diretor sindical Jeancarlo Penha, a criação do Coletivo é essencial para unir forças com outras organizações e combater todas as formas de racismo. “A questão racial ainda não foi resolvida em nossa sociedade. O processo de escravidão, que durou quase 400 anos, persiste na mente e nas ações da elite, que permanece escravocrata e não se desvinculou dos pensamentos da época da escravidão. Em algumas regiões, o racismo é mais visível do que em outras. Aqui no Sul, vemos diversos focos, inclusive células neonazistas. Com o Coletivo, vamos fortalecer essa luta em nossa região”, afirmou.

O diretor também destacou a importância de aprofundar o debate sobre o racismo estrutural no Sistema Petrobrás. “É essencial que realizemos um debate interno para evitar casos de racismo e garantir que negros e negras tenham as mesmas oportunidades de ascender na empresa”.

Jean ressaltou ainda que o Coletivo tem como objetivo discutir e combater todas as formas de escravidão que ainda persistem no Brasil. “A luta contra a escala 6×1, que reflete o trabalho do escravo moderno, é um exemplo disso, onde o trabalhador tem apenas um dia de folga, muitas vezes fora do final de semana. Também existem diversos casos no meio rural, onde as pessoas trabalham em condições análogas à escravidão. Essa mentalidade elitista precisa ser combatida, e o Coletivo será fundamental nessa luta”, destacou.

O Sindipetro PR e SC dará suporte às demandas do Coletivo de Combate ao Racismo, com o compromisso de adotar as medidas necessárias para denunciar casos de racismo e responsabilizar os envolvidos, tanto na esfera judicial quanto dentro das empresas, assegurando o acolhimento adequado às vítimas.

O Coletivo estará aberto ao diálogo e à construção colaborativa, e a participação de todos e todas será fundamental para transformar a realidade.

Para participar do Grupo de WhatsApp do Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato, basta enviar uma mensagem para o número (41) 3332-4554 (Sindipetro PR e SC), informando seu nome completo, empresa, setor, número de telefone e e-mail.

Venha fazer parte deste movimento. A organização faz a luta!

 

Por Juce Lopes