Sindicato avança nas negociações com a Perbras em audiência de conciliação

Empresa deverá apresentar uma resposta junto ao TRT-PR no dia 25 de outubro.

Nesta terça-feira (10), representantes do Sindipetro PR e SC participaram de uma audiência de conciliação de dissídio coletivo, realizada online pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). A audiência foi ajuizada pela Perbras em 3 de outubro, um dia após a última reunião de negociação com o Sindicato.

Durante a sessão, a empresa apresentou uma proposta com valores consideravelmente abaixo do esperado, o que levou o Ministério Público do Trabalho (MPT) a sugerir que o Sindipetro elaborasse uma contraproposta.

Em resposta ao pedido do MPT, o Sindicato apresentou uma proposição que consiste no pagamento adicional de R$ 500 por mês, abrangendo o período retroativo de abril de 2021 a abril de 2023, para todos os trabalhadores, bem como adicional de periculosidade e demais adicionais que os trabalhadores façam jus.

A proposta também contemplará todos aqueles que trabalharam durante esse período, mesmo que já tenham sido demitidos ou encerrado seus contratos com a empresa, com um pagamento proporcional ao tempo de serviço.

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, a audiência reforça os avanços da luta sindical em prol da categoria. “O Sindicato nunca se recusou a negociar. O que chamou a atenção foi a empresa buscar o dissídio, mas fomos para a audiência com muita tranquilidade porque sabíamos que estávamos nos baseando na legislação e no melhor para os trabalhadores. Tanto o MPT quanto o Tribunal também compartilharam desse entendimento”, ressaltou.

A próxima audiência de dissídio está marcada para o dia 25 de outubro. A expectativa é de que a empresa aceite a proposição do Sindicato e dê continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho – 2023/24.

O Sindipetro PR e SC enfatiza o seu compromisso contínuo com os trabalhadores e reafirma sua determinação em lutar por melhores condições de trabalho e por um acordo coletivo digno, que garanta os direitos estabelecidos pela legislação.

*A ata da audiência está disponível nos anexos, abaixo.

Confira a íntegra da audiência:

Por Juce Lopes