Em defesa da educação pública

Sindicato convoca categoria para ação contra a privatização e militarização em escolas de Curitiba

Foto: Altvista - APP Sindicato

O Sindipetro PR e SC convida a categoria petroleira a participar da ação organizada pela APP-Sindicato, na próxima segunda (17) e terça-feira (18), contra a privatização e militarização das escolas estaduais de Curitiba. As atividades ocorrerão nos portões dos colégios listados abaixo, das 8h às 20h, mas os participantes podem se somar em qualquer horário, de acordo com sua disponibilidade. O objetivo é dialogar com a comunidade e defender uma escola pública democrática e de qualidade.

O governo Ratinho Jr. (PSD) tenta novamente transferir a gestão de 97 escolas do estado para empresas privadas e ampliar o modelo cívico-militar para outras 50 unidades, o que reduz a autonomia pedagógica e o caráter participativo das instituições. Essas medidas representam precarização, perda de transparência e enfraquecimento do ensino público.

Alterações recentes na legislação permitem que a mudança de modelo ocorra mesmo sem quórum mínimo de consulta, o que acende o alerta sobre uma possível imposição da proposta. Por isso, a presença de trabalhadores, estudantes e movimentos sociais é essencial para garantir o debate e dizer não à privatização e à militarização.

Interessados devem enviar mensagem para (41) 98854-0956 (Mariley), informando nome completo, unidade em que trabalha, dia, horário e escola em que deseja participar (confira a lista de escolas no final do texto).

O Sindipetro PR e SC apoia a mobilização e reafirma que defender a escola pública é defender a democracia e o futuro do país.

 

Entenda o que está em jogo

O governo do Paraná tenta ampliar dois programas que ameaçam a gestão democrática das escolas: o Parceiro da Escola, que entrega a administração a empresas privadas, e os colégios cívico-militares, que substituem a direção pedagógica por práticas militarizadas.

Segundo a APP-Sindicato, esses modelos acumulam denúncias de falta de transparência, perseguição a educadores e episódios de violência envolvendo estudantes. Para o movimento sindical, trata-se de um ataque à educação pública e à liberdade de pensamento.

Estudantes do Colégio Estadual Ivo Leão, em Curitiba, protestaram contra a possibilidade de militarização da escola – Foto: Bruna Durigan – APP Sindicato – Arquivo

Em 2024, a maioria das comunidades consultadas rejeitou essas propostas, mas o governo retomou o processo, agora com regras que permitem a alteração do modelo mesmo sem atingir o quórum mínimo de votação.

Além do debate nas escolas, o objetivo da ação é ampliar a divulgação dos problemas que ocorrem nesses programas. “São inúmeras as denúncias que temos recebido, desde professores que são demitidos sem motivo, até agressões e violações de militares contra estudantes. Tudo isso é muito grave, não aparece na propaganda do governo, mas as comunidades precisam saber. Por isso, não à privatização e não à ao cívico-militar. Escola não é mercadoria e aluno não é bandido”, afirmou a secretária de Organização da APP-Sindicato, Sidineiva de Lima.

A mobilização dos dias 17 e 18 busca fortalecer a resistência popular e reafirmar que escola não é mercadoria nem quartel. Participe!

 

Escola  Bairro  Endereço Risco
Colégio Estadual Dirce Celestino do Amaral CIC Rua. Paulo César de Araújo Kalil, S/N  CIC Privatização
Colégio Estadual Hildegard Sondahl CIC R. Joaquim de Siqueira Cortes, 62 – CIC, Curitiba – PR Privatização
Colégio Estadual Integral Homero Baptista de Barros Capão Raso R. Fernandes Viêira, 17 – Capão Raso, Curitiba  Privatização
Colégio CENSA – (Colégio Estadual Nossa Senhora Aparecida) Xaxim Rua. José Osires Baglioli, 439. Xaxim, Curitiba Privatização
Colégio Estadual Victor Do Amaral Boqueirão Rua Bom Jesus de Iguape, 4065 – Boqueirão, Curitiba Privatização
Colégio Estadual São Sebastião Umbará R. Nicola Pellanda, 8125 – Umbará, Curitiba  Privatização
Colégio Estadual Gabriela Mistral Vila Isabel R. Tabajaras, 840 – Portão, Curitiba Militarização
Colégio Estadual Santos Dumont Vila Guaíra R. Rio Grande do Sul, 1800 – Vl Guaira, Curitiba  Militarização
Colégio Estadual José Busnardo  Vila Fanny R. Major Vicente de Castro, 1154 – Vl – Fanny, Curitiba Militarização
Colégio Estadual João Paulo II Xaxim R. João Barbosa de Almeida, 545 – Xaxim, Curitiba Militarização
Colégio Estadual Jose Guimaraes Hauer Rua Presidente Pádua Fleury, 418 – Vl – Hauer, Curitiba Militarização

 

Com informações: APP-Sindicato

Por Juce Lopes