O curso “Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho” será realizado nos dias 28 e 29 de maio, na sede do Sindipetro PR e SC, em Curitiba. O evento é uma parceria do Sindicato com a Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, e conta com o apoio do Sindiquímica-PR (Sindicato dos Petroquímicos do Paraná).
No primeiro dia, o secretário de SMS da FUP, Silvaney Bernardi, abre as atividades com o painel “Política de Saúde, Meio Ambiente e Segurança da Petrobrás”. Na sequência, o curso prossegue com “o método da árvore de causas na investigação e análise de acidentes de trabalho”, ministrado por Leonidas Ramos Pandaggis, da Fundacentro. Leonidas é engenheiro de minas e de segurança do trabalho, mestre em engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e gerente da Coordenação de Segurança no Processo de Trabalho do Centro Técnico Nacional da Fundacentro.
O curso é aberto e tem por objetivo propiciar aos participantes a iniciação teórica e prática ao Método da Árvore de Causas, fornecendo elementos necessários a uma melhor compreensão do fenômeno acidente de maneira que se tornem capazes de, na investigação e análise de acidentes do trabalho, obter um número maior de informações sobre sua constituição, estrutura e natureza, condição imprescindível à formulação e adoção de medidas de prevenção eficazes.
Os interessados devem confirmar a participação pelo telefone (41) 3332-4554.