vitória da categoria!

Sindicato formaliza acordo de VA/VR da Repar

O Sindipetro PR e SC, representado pelo presidente Alexandro Guilherme Jorge e pelo diretor Marlus Andrade, formalizou nesta sexta-feira (20) com a gestão da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR), o Acordo Coletivo de Trabalho Regional sobre o VA/VR da Repar (2025/2027).

Aprovado com 94% de aceitação nas assembleias, o acordo implementa o Vale-Alimentação (VA) e/ou Vale-Refeição (VR) na unidade, com vigência de 1º de fevereiro de 2025 a 31 de janeiro de 2027. O primeiro pagamento está programado para até 25 de janeiro de 2025.

Esse avanço é resultado de diversos debates com os trabalhadores e reuniões com a gestão da refinaria. A dinâmica de funcionamento e as condições oferecidas serão ajustadas ao longo do processo de implementação do novo modelo.

De acordo com o diretor Marlus, a gestão se comprometeu em fazer melhorias nas instalações, que incluem reformas e padronização das copas. “Nosso restaurante continua em funcionamento e dentro dele haverá também um mercado oferecendo refeições prontas, congeladas e embaladas. Além disso, haverá um outro mercadinho honesto, vending machines com reposição constante em alguns pontos, e foi negociada a implantação de iFood Box para facilitar o recebimento de alimentação externa. O café permanece disponível na máquina, e há o compromisso de ampliar as copas. A gestão solicitou um prazo até fevereiro de 2025 para realizar adaptações básicas nesses espaços, enquanto a reforma completa tem previsão de conclusão até o final do próximo ano”, destacou.

A gestão da refinaria também informou que irá readequar a frota interna de veículos para atender os trabalhadores de turno nos deslocamentos destinados à alimentação ou busca de refeições. Além disso, dois carros ficarão disponíveis 24 horas no setor de transporte, podendo ser acionados por telefone ou rádio.

O setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) também realizará inspeções de rotina nas copas, restaurantes e nos setores para garantir a qualidade das instalações, a segurança alimentar e o cumprimento das normas de higiene, a fim de assegurar um ambiente adequado e saudável para todos os trabalhadores.

O Sindicato seguirá acompanhando de perto e promovendo reuniões periódicas para monitorar o andamento das obras e a implementação do VA/VR. A entidade continuará cobrando as melhorias necessárias e conta com a colaboração de todos e todas nesse processo.

 

Por Juce Lopes