Sindicato indica revisão da taxa de mensalidade

Comissão estudou a arrecadação do Sindicato e propôs um novo modelo que visa aumentar o quadro associativo da entidade.

Uma pauta histórica do Sindicato e muito debatida, mas que finalmente se encaminha para uma solução, é a revisão da mensalidade sindical. Uma comissão específica foi montada e analisou a arrecadação atual do Sindicato. Também estudou a readequação do percentual sobre o salário, com a finalidade de ampliar o quadro associativo do Sindipetro.

A proposta visa corrigir a antiga distorção por conta dos diversos adicionais. O modelo a ser implantado tem como referência a base de cálculo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de cada trabalhador sindicalizado. A mensalidade sindical passaria para 0,9% da base de cálculo do FGTS, sem incidir sobre 13º salário e férias.

A proposição da Comissão já foi aprovada pela Diretoria Colegiada e o Sindicato vai indicar a aprovação em assembleias a serem finalizadas até o mês de junho.

Como forma de impulsionar o aumento do quadro associativo, a proposta de revisão da mensalidade vem acompanhada de uma Campanha de Sindicalização.