Sindicato oferece curso de mosaico romano e resinado

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina abriu inscrições para os interessados em fazer um curso de mosaico, que será ministrado pelo artista Javier Guerrero Meza, mosaicista equatoriano, neto de José Enrique Guerrero, conhecido como El Pintor de Quito.

Javier Guerrero é um parceiro de longa data do Sindipetro. Realizou um trabalho de formação de mosaicistas no Assentamento do MST na Lapa, durante a 1ª PlenaFUP, onde foi construído um belo painel que ilustra a união entre trabalhadores do campo e da cidade. Mais tarde os aprendizes desenvolveram um painel na frente da Regional do Sindipetro em São Mateus do Sul. O desafio agora é buscar talentos da região de Curitiba para participar dessa experiência de confecção de um painel para a Sede do Sindipetro.

O objetivo do curso de mosaico é capacitar os alunos para trabalharem com os materiais e as ferramentas com absoluta liberdade de criação, assim como mostrar as possibilidades da técnica e aplicação dos métodos. Outra finalidade é ressalta a importância do trabalho coletivo e a integração social, para tanto será aberta vagas na turma para integrantes do Movimento Por Moradia (MPM). Ao final do curso os aprendizes estarão prontos para confeccionar desde pequenos utilitários até grandes painéis usando os métodos romano e resinado.

Serão realizados 50 encontros de 3 horas cada (das 18h00 às 21h00, em dois dias da semana ainda não definidos), totalizando 150 horas de curso, a serem concluídos em aproximadamente 6 meses. A previsão de início é para maio. A aulas serão realizadas na sede de Curitiba (R. Lamenha Lins, 2064).

O curso será gratuito e ofertará dez vagas, seis para sócios do Sindipetro e quatro para integrantes do Movimento dos Sem Moradia (MSM).  Caso ultrapasse o número de vagas, o critério de seleção se dará por sorteio.

Os inscritos devem possuir interesse na arte do mosaico, afinidade para trabalhos manuais e habilidade para desenhar. Ao final do curso será feita uma exposição com os trabalhos realizados e haverá a inauguração de um painel a ser confeccionado na fachada do Sindicato.

Interessados devem enviar seus dados (nome completo, e-mail, local de trabalho e telefone) para o e-mail liliane@sindipetroprsc.org.br até o dia 06 de maio.