Formação Sindical

Sindicato oferece programa de formação sobre Trabalho e Sindicalismo para diretores

Serão dez atividades com certificação, todas ministradas pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho. A primeira aula será no dia 8 de agosto.

O Sindipetro PR e SC irá promover para seus diretores o “Programa de Formação: Trabalho e Sindicalismo”, uma série de cursos com temas variados e relevantes para o trabalho sindical, ministrados pela Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

Ao todo, serão dez aulas, tanto presenciais quanto virtuais, totalizando uma carga horária de 76 horas e com certificação. A primeira atividade ocorrerá no dia 8 de agosto, das 8h30 às 17h30, na sede de Curitiba, com o tema “Movimento Sindical: História e Desafios”.

A aula terá uma carga horária de 8 horas e abordará a história do movimento sindical, incluindo as origens do sindicalismo, o ludismo e a formação da classe trabalhadora. Além disso, tratará do movimento sindical e democracia no Brasil, da organização sindical e das centrais sindicais brasileiras, bem como dos dilemas da atualidade e dos desafios futuros.

Para participar, o diretor ou a diretora deverá se inscrever através do link
https://sagu.dieese.org.br/competo/turmas_abertas, informando seus dados pessoais. A inscrição terá validade para todos os módulos da formação, sem haver a necessidade de inscrever-se novamente nos próximos temas. As vagas são limitadas.

Confira os próximos temas do Programa de Formação

– Estado, democracia e direitos
. O Estado e a Democracia Liberal;
. O Fascismo;
. O Estado do Bem-Estar Social;
. O sentido histórico da Democracia como luta pela criação e universalização dos direitos e a questão da cidadania.

– Sistema Brasileiro de Relações de Trabalho e a Reforma Trabalhista
. As mudanças recentes no Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho, em especial as decorrentes da Reforma Trabalhista de 2017;
. Implicações das mudanças no SBRT para a negociação coletiva;
. Impacto nas relações de trabalho, no movimento sindical e nos trabalhadores.

– Transformações no mercado de trabalho
. Mudança da importância relativa dos setores, nas relações de trabalho, emprego, segurança social decorrentes das inovações tecnológicas e da globalização econômica.

– Assédio moral e sexual e negociação coletiva
. Os fatores determinantes do assédio moral e assédio sexual, sua manifestação no trabalho e formas de enfrentamento.

– Previdenciária Social: estrutura, financiamento e reforma
. Características do Regime Geral da Previdência Social (estrutura, benefícios e financiamento);
. Reforma da Previdência e seus impactos na sociedade e nos trabalhadores.

– Comunicação e Expressão
. As sensações decorrentes da exposição pública;
. Respiração, articulação vocal e expressão corporal;
. Velocidade, volume, modulação e intencionalidade da expressão;
. A atenção e a atenção múltipla;
. O uso do microfone;
. Discurso: planejamento, construção e apresentação.

– Estrutura e processo da negociação coletiva
. O conceito de negociação coletiva;
. Arcabouço institucional da negociação coletiva;
. O processo da negociação coletiva;
. Comportamento e argumentação;
. Espaço do acordo;
. Atributos do bom negociador.

– Trabalho e meio ambiente
. Perfil do setor nos estados do Paraná e Santa Catarina;
. Plano de Negócio Petrobras 2023-2027;
. Oportunidades e Desafios na Transição Energética Justa.

– Trabalhadores
. Trabalhadores que atuam na Petrobrás;
. Tipos de contratação praticados e seus efeitos sobre os trabalhadores;
. Setor privado: conceitos, contexto e processo;
. Processo negociais.