Categoria terá delegado na Conferência Nacional
O Sindipetro PR e SC participou na última terça (11) e quarta-feira (12), da 6ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Curitiba. O evento reuniu representantes de diversas entidades sindicais e movimentos sociais para debater políticas públicas voltadas à saúde e segurança no ambiente de trabalho.
A etapa estadual antecede a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), a ser realizada entre os dias 18 a 21 de agosto, em Brasília, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. O objetivo é construir diretrizes que reconheçam a saúde como um direito humano fundamental e assegurem qualidade de vida e segurança no exercício das atividades profissionais, com foco na prevenção de riscos e na garantia do bem-estar físico, mental e social nos ambientes laborais.
Representaram o Sindicato os diretores João Felchak e Luciano Zanetti, que contribuíram com as discussões e na defesa de pautas essenciais para a categoria petroleira. Felchak foi eleito delegado e integrará a delegação do Paraná na etapa nacional. “A gente precisa ocupar esses espaços, como os conselhos e as conferências, porque é ali que são debatidas e deliberadas questões importantes relacionadas à saúde do trabalhador e à saúde pública. Nosso papel é representar os trabalhadores e usuários do Sistema, para garantir avanços e defender as conquistas que já temos”, afirmou.
A construção coletiva dessas propostas irá orientar as ações de governo nas esferas municipal, estadual e federal. O Sindipetro PR e SC segue firme na luta em defesa da saúde e por condições dignas de trabalho.
Por Juce Lopes
Fotos: Cut Paraná