Sindicato participa de atividades pelos 70 anos da Petrobrás em Paranaguá

Ato público e seminário marcaram a defesa da estatal.

O Sindipetro PR e SC participou, nesta terça-feira (03), do ato público em defesa da soberania nacional, que ocorreu na Praça Fernando Amaro, no Centro Histórico de Paranaguá (PR).

Promovida por entidades dos movimentos sociais, tais como a Central de Movimentos Populares do Litoral (CMP Litoral), União Brasileira de Mulheres do Paraná (UBM-PR) e Movimento Ecológico do Litoral (MEL), a manifestação fez parte das atividades de celebração dos 70 anos da Petrobrás e destacou a importância da estatal para o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, enfatizou a relevância dos movimentos sociais e da categoria petroleira na defesa da companhia e na reivindicação da reestatização das empresas privatizadas.

Após o ato, os manifestantes acompanharam o seminário “Petrobrás 70 anos: Reflexões e Debates”, no Auditório da Universidade Estadual do Paraná, no campus de Paranaguá (UNESPAR), que tratou da importância histórica da estatal para o país.

Participaram da mesa de debates a presidente da APP-Paranaguá, Cida Reis; a representante do Movimento Ecológico do Litoral, Esmeralda Quadros; a professora da UNESPAR, Rosangela Cristina Rosinski Lima; o presidente do CTB-Paraná, Alexandre Húngaro; o presidente do Sindipetro, Alexandro Guilherme Jorge; e o representante do Fórum de Debates do Litoral, Manoel Barbosa.

Durante o seminário, o livro “O Petróleo é Nosso! (1948-1953) – A Campanha no Paraná” foi tema de debate. A obra foi escrita pelo jornalista Carlos Alfredo Gomes, “Carlinhos”, que trabalhou no Sindipetro PR e SC na década de 90 e faleceu em novembro de 2011.

Para Matsuko Barbosa, coordenadora estadual da União Brasileira das Mulheres (UBM) e uma das organizadoras do evento, a estatal é estratégica para um desenvolvimento soberano do país, com respeito ao meio ambiente, portanto, é necessário fomentar debates acerca do tema. “O Brasil e a Petrobrás pensam na transição energética. Para isso, uma empresa estatal forte é fundamental para investir em pesquisas e inovação. Paranaguá sendo cidade portuária, convivemos diariamente com milhares de caminhões e trens. Faz-se urgente a introdução de energias limpas e renováveis”, destacou.

Diversas cidades do país registram atos em defesa da soberania nacional. O aniversário da Petrobrás representa um dia de mobilização da categoria petroleira, das centrais sindicais e dos movimentos sociais que buscam, por meio da estatal, um futuro mais justo e próspero para todos.

Por Juce Lopes