Sindicato participa de audiência pública em defesa da Embrapa

Trabalhadores denunciaram o sucateamento da principal empresa voltada ao desenvolvimento agrícola do país

O Sindipetro PR e SC participou de uma audiência pública contra o desmonte da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que ocorreu na manhã de terça-feira (06), na Assembleia Legislativa do Paraná.

Intitulada “Em Defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva”, a audiência discutiu sobre a importância estratégica da empresa para o desenvolvimento da agricultura familiar e o enfrentamento da fome no país.

O debate foi promovido pela deputada Luciana Rafagnin (PT) após pedido do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF), que vem denunciando a retirada de recursos e o sucateamento da estatal nos últimos anos. A Embrapa está vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e é estratégica para o desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias no setor agrícola.

Entre os participantes, estavam o presidente do SINPAF, Marcus Vinicius Sidoruk Vidal; a diretora da cooperativa Central de Reforma Agrária do Paraná e do Movimento Sem Terra (MST), Priscila Facina Monnerat; o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Márcio Kieller; e o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf/PR), Elizandro Krajczyk.

Representaram a categoria petroleira os diretores Luiz Kurpiel e Elisangela Costa, além do presidente do Sindicato, Alexandro Guilherme Jorge, que explanou sobre a importância da parceria entre a Embrapa e a Petrobrás que, desde 2003, produz novos insumos através do projeto Xisto Agrícola. Desenvolvido na Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul (PR), os fertilizantes de xisto são uma nova tecnologia que podem beneficiar a agricultura do país.

Na ocasião, o presidente do Sindipetro também denunciou a venda fraudulenta da SIX para o grupo canadense Forbes & Manhattan Resources Inc., concluída no dia 04 de novembro. “Essa empresa foi entregue a preço de banana por esse governo que está de saída e que não volte nada parecido nunca mais para o nosso Brasil. Não é nem questão de solidariedade [ao SINPAF], é questão parceria contra esse desmonte do Estado nacional”, enfatizou.

Ao finalizar sua fala, Jorge cobrou o governo estadual reeleito sobre a entrega do patrimônio público e destacou que as discussões nos GTs (grupos técnicos) de transição do governo federal já apontam novos caminhos para o próximo ano. “A gente precisa de um Estado forte e que dê retorno para toda a população. É isso que a Embrapa sempre fez, é isso que a Petrobrás fez por muito tempo e a gente tem certeza que vai voltar a fazer a partir do ano que vem”, destacou.

Assista aqui a íntegra da Audiência Pública:

Por Juce Lopes