Nesta quinta-feira (22), o Sindipetro PR e SC deu as boas-vindas para os 24 novos trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR). A turma é composta por 12 técnicos de segurança, 10 operadores e 2 engenheiros, que entraram através do concurso de 2023.
Representando a entidade, os diretores Marlus Andrade e Luciano Zanetti realizaram uma apresentação sobre a história do Sindicato, destacando sua trajetória de lutas em defesa dos direitos da categoria petroleira, da soberania nacional e do fortalecimento da Petrobrás como estatal a serviço do povo brasileiro.
Os dirigentes também explicaram a importância da participação ativa de todos no Sindipetro, lembrando que cada direito conquistado, como os previstos no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente, é fruto da mobilização, resistência e união dos trabalhadores ao longo de décadas. Os novos empregados receberam ainda uma cópia do ACT, que é resultado direto desse histórico de lutas e negociações conduzidas pela representação sindical.
De acordo com o diretor Marlus, além de serem bem-vindos à categoria, a chegada dos novos petroleiros também é resultado de reivindicações das entidades sindicais. “A luta por recomposição de efetivos é uma pauta fixa do nosso Sindicato e é com muita alegria que recebemos esses novos trabalhadores e trabalhadoras. Mas também é fundamental que eles entendam que a luta continua e que a participação de cada um fortalece ainda mais a nossa capacidade de defender direitos e avançar com novas conquistas”, destacou.
Após os anos de desmonte do Sistema Petrobrás, promovidos por governos anteriores que orquestraram um intenso projeto de privatização e redução da força de trabalho, principalmente a partir de 2019, a companhia ainda sente os impactos desse processo. Desde 2023, com a derrubada desse projeto entreguista, a categoria segue disputando com a gestão das empresas do Sistema a recomposição do efetivo, para garantir operações seguras e condições dignas de trabalho, que respeitem a saúde física e mental dos trabalhadores.
O Sindipetro PR e SC parabeniza os novos petroleiros e petroleiras e ressalta que está de portas abertas para ouvir, apoiar e representar cada trabalhador e trabalhadora.
Faça parte dessa luta! Clique aqui e sindicalize-se.
Por Juce Lopes




