Sindicato preparado para enfrentar os desafios de 2019

Direção Colegiada se reuniu durante três dias para elaborar o planejamento estratégico do Sindipetro PR e SC para o próximo ano.

O seminário “Os trabalhadores diante dos novos rumos da política nacional”, realizado na noite do último dia 12, abriu os trabalhos do planejamento estratégico do Sindipetro Paraná e Santa Catarina para 2019.

Três pesquisadores de diferentes áreas palestraram aos membros da Direção Colegiada e funcionários do Sindicato. Emerson Cervi, professor da UFPR e doutor em ciência política; Marilane Teixeira, pesquisadora do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT/UNICAMP) e doutora em desenvolvimento econômico; e Rodrigo Leão, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis José Eduardo Dutra (INEEP) e mestre em desenvolvimento econômico pela UNICAMP.

As análises conjunturais apresentadas serviram de base reflexiva para a continuidade do planejamento do Sindicato nos dois dias seguintes (13 e 14/12). O resultado foi a criação de objetivos concretos a serem alcançados no próximo ano nas áreas de atuação e formação sindical, mobilização, comunicação e organização, a partir do estabelecimento de três tópicos: 1. Defesa da soberania, patrimônio nacional, da Petrobrás pública, da democracia, da cidadania e dos direitos. 2. Defesa de direitos nas negociações com a Petrobrás. 3. Defesa e fortalecimento da organização interna e dos trabalhadores, inclusive dos terceirizados.

Também foram traçados os caminhos para cumprir com as tarefas e designados os responsáveis para cada ação.