Parada de Manutenção

Sindicato presente na Parada de Manutenção da Repar/2024

O presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge, participou nesta quarta-feira (07) da reunião de abertura da Parada de Manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) de 2024, realizada no Centro de Treinamento da Petrobrás Dra. Zilda Arns, em Araucária.

O encontro contou com a palestra do ex-nadador olímpico César Cielo e reuniu todas as lideranças envolvidas na Parada, incluindo representantes da Sede da Petrobrás, que darão apoio ao evento que irá ocorrer nas unidades de Produção de Coque (CQ) e Hidrotratamento e Reforma Catalítica (HRC).

O cronograma teve início em 15 de janeiro, com encerramento previsto para 5 de maio. A expectativa é de que a refinaria receba cerca de 3 mil trabalhadores a mais durante esse período. Neste ano, o Sindimont-PR fechou um Acordo Coletivo de Trabalho com as contratadas, garantindo aos empregados benefícios e salários equitativos entre as empresas.

Outra importante conquista sindical está relacionada à atuação do Sindipetro PR e SC ao longo do evento. O Sindicato terá um posto próprio de atendimento aos trabalhadores, dentro do canteiro da parada, que irá oferecer orientações, esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de possíveis demandas da categoria. Os plantões de atendimento começam a partir do dia 19 de fevereiro.

O objetivo é garantir que a Parada de Manutenção transcorra da melhor maneira possível, prevenindo acidentes, assédio moral, entre outras intercorrências observadas em eventos similares. Além disso, a empresa também irá disponibilizar Ouvidoria Presencial no local.

Para o presidente do Sindipetro, a expectativa é que essas ferramentas contribuam para que o procedimento ocorra sem incidentes. “Nós esperamos que o planejamento se concretize, de modo que nem a CIPA nem o Sindicato tenham grandes preocupações ao longo do processo, uma vez que a expectativa é de que não haja intercorrências”, enfatizou.

No dia 18 de janeiro, os diretores do Sindipetro PR e SC, Elisangela Costa e Luiz Kurpiel, juntamente com Alexandro, já haviam comparecido às obras de pré-parada. A visita se deu após um convite feito pela gestão da unidade e marca a quebra de paradigmas com relação à participação sindical no processo.

Essas conquistas são decorrentes dos diversos encontros do Sindicato com representantes da empresa no último ano, que restabeleceu o diálogo com a classe trabalhadora na atual gestão da companhia.

Em caso de dúvidas, críticas ou solicitação de informações, entrar em contato pelo do WhatsApp (41) 3332-4554 ou através do link https://sindipetroprsc.org.br/contato/

Por Juce Lopes