Sindicato promove dia de conscientização e prevenção ao HIV

A ação distribuiu preservativos e autotestes para a categoria

O Sindipetro PR e SC realizou uma ação, nesta segunda-feira (05), na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), sobre a conscientização e prevenção ao HIV/Aids. A atividade foi feita pela Secretaria de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Novas Tecnologias do Sindicato em parceria com o Serviço de Orientação a AIDS, da prefeitura de Araucária, coordenado pela enfermeira Cleonice Oliveira.

Os diretores sindicais instruíram a categoria em relação aos meios de prevenção e destacaram a importância da testagem. Na ocasião, materiais sobre a campanha 21 Dias de Ativismo e folhetos informativos foram distribuídos, além preservativos (masculino e feminino) e autotestes.

Materiais distribuídos na campanha de prevenção da Aids.

Para a diretora Elisangela Costa, a prevenção e a realização periódica da testagem são fundamentais no combate à Aids. “A testagem vai possibilitar à pessoa saber precocemente que ela é portadora do vírus, assim, ela pode iniciar o tratamento antirretroviral e diminuir as chances de transmissibilidade do HIV”, ressaltou.

Combate a Aids

No dia 01 de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, a data tem o intuito de fomentar a construção de políticas públicas de saúde e educação em torno do tema. Os principais objetivos são viabilizar o atendimento especializado à população portadora do HIV e educar a sociedade sobre a necessidade da sua prevenção. A data também faz parte do calendário 21 Dias de Ativismo, que ocorre entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro.

No Brasil, a campanha Dezembro Vermelho foi instituída em 2017 e tem como principal objetivo a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis). As ações ocorrem de modo integrado no Sistema Único de Saúde (SUS) e estão voltadas para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Enfermeira Cleonice Oliveira, coordenadora do Serviço de Orientação a AIDS da prefeitura de Araucária.

Para detalhes sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, acesse o site: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/hiv-aids

O Sindipetro PR e SC ainda disponibiliza nossos contatos para acolhimento:

-(41) 99102-6788 – Serviço Social (Elaynne)
-(41) 98804-9598 – Secretaria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (Elisangela)

Por Juce Lopes