Sindicato promove série de palestras sobre aposentadoria especial

► Apresentações sobre o tema serão feitas pelo assessor jurídico do Sindipetro, Dr. Sidnei Machado

As mudanças que o Decreto Presidencial nº 8.123, de 16 de outubro de 2013, fez na Previdência Social em relação à aposentadoria especial serão o tema da rodada de palestras que o Sindipetro Paraná e Santa Catarina promove em São Mateus do Sul, São Francisco do Sul, Itajaí, Paranaguá e Curitiba (confira datas, locais e horários abaixo). As apresentações serão feitas pelo assessor jurídico do Sindicato, Dr. Sidnei Machado.

As mudanças do decreto oferecem, em muitos aspectos, compensações para os trabalhadores que atuam expostos a riscos ou a produtos químicos prejudiciais à saúde e que, por direito, podem contribuir por menos tempo para começar a receber o benefício  do INSS.

Entre os pontos positivos, um deles deve propiciar maior transparência. É o que estabelece que o profissional terá acesso às informações prestadas pela empresa sobre o seu PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) – que é o documento enviado ao INSS contendo dados sobre as condições do ambiente de trabalho – e que poderá pedir a retificação ao órgão federal quando perceber que há erro no preenchimento por parte da empresa.

Os temas a serem tratados nas palestras serão os parâmetros enquadramento por exposição ao benzeno e hidrocarbonetos, enquadramento por exposição a ruído, comprovação de atividade perante o INSS (PPP) e o cálculo do valor da aposentadoria do INSS e do complemento da Petros.

Calendário das Palestras

São Mateus do Sul