Sindicato recebe a visita do gerente de certificação SPIE do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás

A conversa com Roberto Odilon Horta tratou sobre melhorias e a participação sindical no processo, a Repar foi a primeira refinaria a receber a certificação de SPIE

O Sindipetro PR e SC recebeu na última quarta-feira (26/01), a visita do gerente de certificação SPIE do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), Roberto Odilon Horta. Em 2022 o SPIE completará 25 anos. Odilon e os dirigentes sindicais lembraram que a Repar foi a primeira Refinaria a ser certificada.

Instituída em 2001 – por meio de Portaria do INMETRO –, a Comissão de Certificação de SPIE do um OCP (Organismos de Certificação de Produto) emite pareceres, em processos de certificação de SPIE (Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos), por consenso e de forma independente e imparcial.

Na conversa também foram discutidas melhorias e a participação sindical no processo. A visita do gerente ao Paraná foi para a certificação da Klabin, produtora e exportadora de papéis. Já existem outras indústrias de celulose certificadas, a Klabin deve ser mais uma empresa a possuir o documento.

Odilon aproveitou a vinda ao estado para passar no sindicato, já que o Sindipetro PR e SC esteve presente desde a primeira certificação. Inclusive, contribuiu indicando vários membros para a Comcer. Dentre eles os ex-diretores sindicais Silvaney Bernardi, Anselmo Ruoso e recentemente o presidente do Sindipetro PR e SC, Alexandro Guilherme Jorge. A depender da pandemia, um evento deve ser realizado para marcar esse ¼ de século da certificação da Refinaria Presidente Getúlio Vargas.