Sindicato recebeu a visita de representantes da UPES

Encontro destacou a importância do movimento estudantil em ano eleitoral.

O Sindipetro PR e SC recebeu a visita de representantes da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), na última sexta-feira (04). O objetivo do encontro foi debater a agenda política de 2022 e convidar o Sindicato para fazer parte do ato de abertura do 55º Congresso Estadual da UPES, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 abril.

Participaram da reunião a presidenta da UPES, Thais Carvalho; o tesoureiro da UPES, João Afonso Peixe; a diretora regional da UPES, Mariana Chagas Lima e o presidente do Sindipetro, Alexandro Guilherme Jorge.

No encontro, foi pontuado o tema das privatizações e a relevância do movimento estudantil dentro dessa pauta. Além da importância da atuação dos movimentos sociais e do movimento sindical para 2022. De acordo com Alexandro, “é um ano importantíssimo, as eleições devem determinar o futuro dessa geração”, afirmou.

A UPES foi fundada em 17 de junho de 1945 e representa mais de 3 milhões de estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular e ensino para jovens e adultos das redes pública e particular, municipal, estadual e federal. O movimento luta pela educação pública, gratuita e de qualidade; por passe livre estudantil; pela aprovação do estatuto da juventude e pela destinação de 50% do fundo social do pré-sal, 100% dos royalties e 10% do PIB nacional à educação pública.

Texto: Juce Lopes