Nesta quinta-feira (12), diretores do Sindipetro PR e SC participaram da recepção de 30 novos petroleiros admitidos pela Petrobrás na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. A maior parte dos trabalhadores foi direcionada para a área de manutenção, além de setores como laboratório e SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde).
Representaram a entidade os diretores Luciano Zanetti, Marlus de Andrade e o presidente Alexandro Guilherme Jorge, que apresentaram o papel do Sindicato e sua trajetória na defesa dos direitos da classe trabalhadora, da soberania nacional e do fortalecimento da empresa pública.

Durante a recepção, os dirigentes destacaram ainda que todas as conquistas da categoria petroleira, incluindo as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2025-2027) vigente, são fruto da mobilização e da organização coletiva ao longo de décadas.
Parte desses novos profissionais ingressou por meio das vagas imediatas previstas no concurso, enquanto outros foram convocados a partir do cadastro reserva, resultado da mobilização permanente pela recomposição dos efetivos. Também chamou a atenção o fato de que nenhum deles está no primeiro emprego.

Segundo Alexandro, novas turmas estão em formação e outras admissões devem ocorrer em breve em diferentes setores da unidade. “A chegada desses companheiros é fundamental, mas seguimos na defesa da recomposição completa dos quadros e da convocação de todos do cadastro reserva. Isso fortalece a empresa, melhora as condições laborais e amplia a segurança operacional. Essa é uma pauta permanente do Sindicato”, afirmou.
O Sindipetro PR e SC parabeniza os novos petroleiros e petroleiras e reafirma que permanece de portas abertas para ouvir, apoiar e representar cada trabalhador e trabalhadora.
Faça parte dessa luta! Clique aqui e sindicalize-se
Por Juce Lopes