Sindicato vai investigar causa do incêndio na HRC/Repar

Um incêndio na noite desta segunda-feira (04) atingiu a Unidade de Reforma Catalítica (U-2222) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar/Petrobrás), em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

A Brigada de Incêndio (Estrutura Organizacional de Resposta – EOR) foi acionada e controlou o fogo. Felizmente não houve vítimas. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas e o Sindicato vai participar da comissão de investigação do acidente. No entanto, em vistoria preliminar foi identificado um problema de corrosão em uma linha.

“Esperamos que os problemas com relação a esta corrosão de linha e também os demais que envolvem a manutenção da U-2222 sejam todos solucionados antes da parada das outras unidades da HRC, em janeiro, já que a U-2222 vai permanecer em funcionamento. A segurança deve prevalecer sobre os prazos”, disse Thiago Olivetti, diretor do Sindipetro PR e SC.

A U-2222 é uma das sete unidades do complexo da HRC (Hidrotratamento e Reforma Catalítica) da refinaria. Produz mil m³ de gasolina por dia e também gera hidrogênio utilizado nos hidrotratamentos.

Antes do O&M (Organização & Método), a unidade contava com um operador em turno. A partir da redução do efetivo mínimo, esse posto de trabalho foi excluído e a operação da unidade é realizada por empregado de outra unidade, ou seja, com acúmulo de trabalho. Em alguns grupos de turno, não há operadores com treinamento específico na U-2222.