Sindipetro assina nota contra o despejo da Ocupação Tiradentes

O Sindipetro PR e SC apoia a luta pelo direito à moradia digna e manifesta solidariedade à Ocupação Tiradentes, que reúne cerca de 800 famílias na Cidade Industrial, Região Sul de Curitiba e que está sob ameaça de despejo. Desde 17 de abril de 2015, a Ocupação Tiradentes é o espaço de moradia e de luta, garantindo a subsistência de centenas de pessoas.

Apesar de explícitas irregularidades sobre a propriedade do terreno, uma recente decisão judicial ordenou o despejo das 800 famílias moradoras da Ocupação Tiradentes. Esta decisão ignora as tentativas de negociação feitas pelas famílias com órgãos públicos do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba e atende apenas aos interesses empresariais do lixão ESSENCIS em ampliar seu aterro, colocando em risco o meio ambiente e a saúde pública. Deseja-se jogar centenas de famílias nas ruas de Curitiba, sem qualquer assistência ou amparo, para que a empresa possa despejar impunemente seu lixo no terreno.

A situação se torna mais dramática diante do atual momento político e social. Com o crescente desemprego e a instabilidade econômica, as famílias não conseguem se manter pagando aluguel. Além disso, durante a tentativa de negociação para que essas pessoas não sejam simplesmente despejadas nas ruas sem qualquer ação que venha minimizar o problema, a COHAB Curitiba, a Prefeitura e o Governo do Estado não apresentaram qualquer proposta a não ser o despejo.

Além disso, desde novembro de 2015 o Prefeito Gustavo Fruet se comprometeu em regulamentar a Lei do Aluguel Social, mas até agora nada foi feito. Essa Lei trata-se de uma conquista das trabalhadoras e dos trabalhadores sem teto de Curitiba, que tramitou e foi aprovado na Câmara de Vereadores após muita luta e que está engavetada por falta de vontade política.

Desta forma, viemos alertar os efeitos dramáticos que o despejo forçado das famílias pode causar e apelar para que todas as vias institucionais de negociação sejam realizadas. Não é justo que centenas de famílias sejam despejas sem qualquer alternativa habitacional. Esperamos que reine o bom senso e não vejamos um conflito violento contra trabalhadores/as sem-teto.

Justiça e Moradia digna para as famílias da Ocupação Tiradentes!