Sindipetro não terá expediente nesta sexta-feira (16)

Motivo é a adesão da entidade ao Dia da Consciência Negra (20/11). Direção do Sindicato decidiu antecipar o feriado.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina não terá expediente nesta sexta-feira (16) em sua Sede de Curitiba e Sedes Regionais Sindicais de Paranaguá e São Mateus do Sul. O atendimento normal será retomado na segunda-feira (19).

O motivo de não haver expediente é a decisão da Direção do Sindicato de adiantar o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Apesar de não constar no calendário de feriados oficiais de Curitiba e do Paraná, o Sindipetro PR e SC, assim como diversas outras entidades locais, aderiu à data por conta do compromisso com a luta dos movimentos populares e sindicais no combate ao racismo no Brasil.

A adesão ocorre desde 2013, quando a Câmara de Vereadores de Curitiba sancionou a Lei Municipal nº 14.224, que determinava o feriado em Curitiba. Porém, foi revogado pelo Tribunal de Justiça do Paraná no dia 04 de novembro daquele ano, concedendo liminar à ação da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Construção Civil do Estado (Sinduscon-PR), que alegaram prejuízo ao comércio local.

O Sindipetro acredita que o TJ errou e a Lei Municipal é um avanço contra o preconceito racial ao não deixar cair no esquecimento o período de escravidão no país.