Sindipetro Paraná e Santa Catarina inicia o processo para as eleições sindicais

Assembleia no dia 21/01 definirá os rumos das eleições da entidade

Com a publicação do edital de convocação de Assembleia Geral Ordinária, o Sindipetro Paraná e Santa Catarina começa os procedimentos para a realização da eleição de sua Direção Colegiada e Conselho Fiscal – Gestão 2011/2014.

A ampla divulgação das informações acerca das eleições segue os princípios de transparência e democracia da entidade, tradição do Sindicato desde o fim do intervencionismo militar [1984].

A assembleia está marcada para o dia 21 de janeiro de 2011, na Sede do Sindipetro Paraná e Santa Catarina [Lamenha Lins, 2064, Rebouças – Curitiba-PR], às 18h30. Na pauta a eleição da Comissão Eleitoral, definição da data da eleição e outras providências relativas ao processo eleitoral.

Todo trabalhador petroleiro sindicalizado pode e deve participar da assembleia, cujo o resultado será de grande importância para o andamento do processo eleitoral. Confira a seguir informações relevantes sobre as eleições do Sindipetro Paraná e Santa Catarina.

:: Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral é responsável pelo recebimento e verificação dos requisitos das inscrições de chapas. Também cabe a ela garantir a democracia no processo, garantindo a igualdade de condições e oportunidades entre os concorrentes.

De acordo com o Estatuto do Sindicato, a Comissão Eleitoral deve ser composta por no mínimo três e no máximo cinco trabalhadores sindicalizados, a serem escolhidos na Assembleia Geral Ordinária. Não podem compor a Comissão os atuais dirigentes da entidade e os candidatos nas eleições sindicais.

Após o período de inscrição de chapas, um representante de cada grupo concorrente será incorporado à Comissão Eleitoral.

:: Inscrições de Chapas

Para ser devidamente inscrita nas eleições sindicais, a chapa deverá apresentar a documentação necessária [ver abaixo] de vinte trabalhadores sindicalizados para compor a Direção Colegiada, sendo dez titulares e dez suplentes, incluindo a indicação dos representantes junto à Federação. Também terá que apresentar o registro de outros seis associados para o Conselho Fiscal [três titulares e três suplentes].

O prazo para inscrição de chapas começa no dia 19 de janeiro, às 08h00, e acaba no dia 15 de fevereiro, às 17h00. Lembrando que o atendimento na Secretaria do Sindipetro Paraná e Santa Catarina se dá de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.

Documentação necessária para o registro de chapa:

• Requerimento de registro de chapa em três vias, endereçado ao presidente do Sindicato.

• *Ficha de qualificação dos candidatos em três vias assinadas.

• Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social [CTPS] de cada candidato onde conste a qualificação civil, verso e anverso, e o contrato de trabalho em vigor.

*A ficha de qualificação deverá informar o nome do candidato, filiação, data e local de nascimento, estado civil, endereço residencial, número de matrícula sindical, número e órgão expedidor do R.G, número e série da CTPS, número do CPF, cargo ocupado na empresa e tempo de exercício na profissão.