Sindipetro Paraná e Santa Catarina repudia a truculência da Vale Fertilizantes

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina externa sua indignação e repúdio quanto às posições truculentas da Vale Fertilizantes perante seus trabalhadores. Mesmo com o anúncio do lucro líquido recorde de R$ 37,8 bilhões, a empresa recusa-se a negociar efetivamente o Acordo Coletivo de Trabalho com os petroquímicos da unidade de Araucária.

Além disso, a Vale impôs a implementação da CLT e despreza todas as conquistas adicionais dos trabalhadores, travadas ao longo de anos de luta da categoria por melhores condições de vida e trabalho. Entre os prejuízos, destaca-se a redução do valor das horas-extras, o corte da licença especial de férias e a retirada do plano de saúde dos trabalhadores aposentados.

Mais do que medidas execráveis, as ações da Vale Fertilizantes representam uma grande covardia com aqueles que durante anos trabalharam sob o risco de contaminação de agentes toxicológicos e que agora estão à mercê da própria sorte, ou do amparo do governo, pois, segundo a empresa, a assistência à saúde dos aposentados é “problema” da União.

Eleita como a pior corporação do mundo no Public Eye Awards, uma votação pública mundial que é reconhecida como o “Prêmio Nobel” da vergonha empresarial mundial, a Vale ainda impõe jornadas abusivas aos petroquímicos de Araucária devido ao quadro reduzido de funcionários. Tal atitude remete ao período pré-revolução industrial, durante o século XVIII, e expõe a voracidade da companhia pelo lucro a qualquer custo.

Os petroleiros estão solidários à causa dos trabalhadores petroquímicos, categoria co-irmã. As negociações do ACT na Vale Fertilizantes de Araucária arrastam-se desde outubro do ano passado e passou da hora de intensificar os protestos para que enfim seja encontrada uma solução que garanta os direitos conquistados pelos trabalhadores.

O Sindipetro Paraná e Santa Catarina, entidade sindical de representação dos petroleiros, declara todo apoio à luta dos petroquímicos de Araucária e ao Sindiquímica Paraná. Juntos somos mais fortes!

Curitiba, 02 de março de 2012