O Sindicato compareceu nesta terça-feira (22) na plenária de lançamento oficial do Programa Paul Singer de Formação de Agentes de Economia Popular e Solidária dos estados do Paraná e de Santa Catarina, realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR), em Curitiba (PR).
A iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tem como objetivo formar lideranças para atuar no desenvolvimento de alternativas econômicas baseadas na cooperação, autogestão e justiça social. O programa visa fortalecer empreendimentos solidários, estimular redes de produção e consumo responsável, além de incentivar práticas econômicas sustentáveis nos territórios.
O evento contou com a presença de representantes do poder público, lideranças de movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada. O Sindipetro PR e SC foi representado pelo presidente, Alexandro Guilherme Jorge, e pelo diretor, Marlus de Andrade.

Para Alexandro, a economia solidária é um importante instrumento de transformação social. “É fundamental ampliar o debate sobre alternativas ao modelo capitalista tradicional. A economia popular e solidária é uma dessas alternativas possíveis, que promove inclusão e geração de renda. O Sindicato está comprometido em apoiar e participar dessas construções”, afirmou.

Paul Singer foi um economista, professor e um dos principais idealizadores da economia solidária no Brasil. Defendia um modelo de desenvolvimento centrado nas pessoas, com foco na justiça social, inclusão produtiva e na autogestão dos trabalhadores. Sua trajetória foi marcada pelo compromisso com a democracia participativa e a construção de uma economia mais justa e solidária.
O Sindipetro PR e SC reafirma o compromisso com iniciativas que fortalecem a justiça social, a inclusão e a soberania popular, e apoia alternativas econômicas solidárias baseadas na cooperação e protagonismo da classe trabalhadora.
Foto: Assessoria vereadora Vanda de Assis (PT)