O Sindipetro PR e SC acompanhou a auditoria de manutenção da certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) na Unidade Paraná Xisto, que ocorreu entre os dias 26 e 29 de agosto, em São Mateus do Sul. O processo foi conduzido por uma equipe do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), responsável por avaliar a continuidade da habilitação do setor interno de inspeção de equipamentos da planta.
Durante a semana de avaliação, foram verificadas rotinas, registros e práticas relacionadas à inspeção de equipamentos. O relatório final apontou alguns desvios, observações e uma não conformidade, além de uma preocupação sobre treinamento de equipe levantada pela auditoria. Mesmo com as intercorrências, foi mantida a certificação do SPIE, que deverá ser reavaliada na próxima auditoria, prevista para ocorrer em 2026.
O diretor sindical, João Felchak, participou do processo como entrevistado. “A auditoria é sempre muito importante, pois garante que a gestão da integridade dos equipamentos seja realizada com rigor técnico, preservando a segurança dos trabalhadores e da comunidade. Nossa presença aqui reafirma o papel do Sindicato em acompanhar e contribuir para que esses padrões sejam cumpridos”, destacou.
O SPIE possibilita que a empresa realize inspeções próprias e administre com maior autonomia os prazos de manutenção, desde que siga as diretrizes da Norma Regulamentadora nº 13 do Ministério do Trabalho e Emprego.
O Sindipetro PR e SC seguirá acompanhando os processos de certificação, reforçando sua atuação na defesa da vida e das condições seguras de trabalho.
Por Juce Lopes