Responsabilidade social

Sindipetro participou da cerimônia de assinatura de projetos socioambientais da Petrobrás no Paraná

A Petrobrás realizou a cerimônia de assinatura da nova carteira de projetos socioambientais no Paraná na última terça-feira (28). O evento aconteceu no auditório da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, e reuniu representantes da estatal, instituições parceiras, lideranças comunitárias e do Sindicato.

O presidente do Sindipetro Paraná e Santa Catarina, Alexandro Guilherme Jorge, participou da solenidade. Em sua intervenção, destacou a importância dos projetos socioambientais como ferramenta de transformação social. “O que vem do petróleo pertence a toda a sociedade e retorna em forma de empregos, renda, impostos, royalties e também por meio de ações de responsabilidade social. Esse recurso, que é de todos nós brasileiros e verdadeiros donos do petróleo nacional, é devolvido à população de diversas maneiras. Uma delas é justamente a responsabilidade social, que não é fruto da boa vontade de uma empresa, mas sim de um projeto de governo e de gestão. E quem coloca isso em prática são as pessoas que atuam nesses projetos”, afirmou.

Também estiveram presentes os dirigentes sindicais Marlus Christian, Luciano Zanetti e Anacélie Azevedo, que atua no setor de responsabilidade social da refinaria, além de parte da estrutura de responsabilidade social coorporativa da Petrobrás, juntamente com seu gerente executivo, José Maria Rangel.

Os projetos socioambientais assinados fazem parte de uma política de valorização das iniciativas que promovem a preservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. No total, são mais de 30 mil participantes diretos e um investimento superior a R$ 53 milhões em ações que dialogam com as comunidades e o território onde a empresa atua.

Entre os projetos anunciados no Paraná estão iniciativas voltadas à conservação ambiental, à promoção de direitos sociais e à qualificação profissional:

– O Despertar para a Autonomia e o Autonomia e Renda oferecem capacitação gratuita a grupos minorizados e comunidades próximas às operações da empresa, com foco na inclusão produtiva no setor de óleo e gás, em parceria com o Sesi-Senai e Institutos Federais.

– O Entre Mangues e Caranguejos prevê a restauração de 316 hectares de floresta atlântica na Reserva Natural Papagaio-de-cara-roxa, em Guaraqueçaba, no litoral paranaense.

– O projeto de Adaptações Baseadas em Ecossistemas (AbE) busca desenvolver estratégias para a proteção de manguezais e marismas do estado do Paraná, fundamentais para o equilíbrio ambiental e climático.

– O projeto Comunidades e Cooperativas tem foco na agroecologia urbana e rural, promovendo a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade na Região Metropolitana de Curitiba.

– O Observatório Climático propõe ações voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e à preservação de áreas estratégicas, como remanescentes da Floresta com Araucária, várzeas e bacias dos rios Barigui e Iguaçu.

Também foram firmados projetos de proteção da biodiversidade marinha, como o Meros do Brasil, Budiões, Mantas do Brasil, Franca Austral (baleia-franca), e a conservação da toninha, uma espécie de golfinho pequeno ameaçado no litoral sul brasileiro. O projeto Rebimar atua na manutenção da Grande Reserva da Mata Atlântica, incentivando práticas de conservação e sustentabilidade.

Essas iniciativas são viabilizadas por meio de parcerias com instituições reconhecidas, como o Instituto Meros do Brasil, SPVS, Mater Natura, Instituto Australis, Instituto Laje Viva, Associação MarBrasil, FAIFSul, FECAFES, SESI-PR, entre outras.

Para o Sindipetro PR e SC, a realização desses projetos comprova que a presença de uma estatal forte no setor energético vai além da produção de combustíveis. Ela impacta diretamente a vida de milhares de brasileiros, seja pela geração de empregos e investimentos locais, seja pela contribuição em iniciativas sociais.

 

Confira as fotos do evento:

1 3 5 6 4 2
<
>

Por Davi Macedo