Sindipetro PR e SC avança na organização e representação dos petroleiros do setor privado

Já foram realizadas assembleias com os trabalhadores da TestOil, Impaktus e Perbrás visando a conquista de ACTs.

Em busca de melhores condições de trabalho e mais direitos para os empregados do setor privado, o Sindipetro PR e SC atua no sentido de fazer a devida representação sindical desses trabalhadores.

Os funcionários de empresas que prestam serviços à Petrobrás nas unidades do Paraná e Santa Catarina vivem um limbo quando se trata de representação sindical. São várias corporações que alegam seguir diferentes convenções coletivas de trabalho, de diversos sindicatos. O resultado prático é a pulverização de direitos e o enfraquecimento enquanto categoria.

A fim de corrigir essas distorções de organização sindical, o Sindipetro tem realizado atividades com os empregados e negociações com empresas do setor privado. “Queremos que os trabalhadores tenham o respaldo de um ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que garanta condições dignas e valorize a mão de obra”, destaca Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindicato.

A primeira ação foi a assembleia com os trabalhadores da TestOil, empresa que presta serviços no laboratório da Repar, no dia 14 de março. Na oportunidade foi construída e aprovada uma proposta de ACT.

No dia 23 de março foi a vez da assembleia junto aos funcionários da Impaktus, que atua junto ao setor de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) da Repar, e o encaminhamento foi o mesmo, ou seja, aprovação de um modelo de ACT.

Já na última quinta-feira (31) aconteceu a assembleia dos empregados da Perbrás, a qual executa vários trabalhos no Terminal Transpetro de Paranaguá (Tepar). A decisão também foi pela aprovação de uma proposta de ACT.

As deliberações foram encaminhadas pelo Sindipetro PR e SC às respectivas empresas e aguarda o agendamento das reuniões para o desfecho das negociações.