Nos dias 2 e 3 de julho será realizado o 1° Congresso Unificado dos Sindicatos do Ramo Químico do Paraná e Santa Catarina, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas do Estado do Paraná (Sindiquímica-PR) e Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR e SC).
O evento, que acontece na sede do Sindipetro PR e SC, tem como objetivo deliberar sobre as contribuições dos trabalhadores do Paraná e Santa Catarina para o XVI Congresso Nacional dos Petroleiros (CONFUP). Durante a abertura do evento será realizada a cerimônia de posse da diretoria do Sindipetro PR e SC.
XVI CONFUP
Entre os dias 14 e 17 de agosto de 2014, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizará o seu XVI Congresso Nacional, que marcará os 21 anos de existência da entidade.
O XVI CONFUP será em Natal, no Rio Grande do Norte, e deverá reunir cerca de 400 trabalhadores, entre delegados, observadores, convidados e assessorias.
Com o tema 21 anos de lutas: sem retrocesso, pelo Brasil e pelos trabalhadores, o Congresso debaterá temas da conjuntura política e econômica do país, reivindicações que permearão a campanha salarial da categoria, agendas de luta e também elegerá a nova direção colegiada da FUP para o período 2014/2017.
1º CONGRESSO UNIFICADO
Em todo o Brasil os sindicatos filiados já estão preparando os seus congressos regionais para deliberar sobre temas que deverão ser encaminhados ao CONFUP. Além disso, os encontros regionais elegerão os delegados que votarão nas propostas apresentadas no Congresso Nacional.
No Paraná e Santa Catarina o Sindiquímica-PR e o Sindipetro PR e SC decidiram por realizar o Congresso Regional em conjunto.
“Temos uma história de atuação conjunta que nos remete à nossa fundação. Agora que a empresa voltou a integrar o sistema Petrobrás uniremos nossas forças para defender os interesses dos trabalhadores”, afirma o diretor do Sindiquímica-PR, Gerson Luiz Castellano.
A Fafen-PR – antiga Ultrafértil / Araucária Nitrogenados – foi reintegrada ao sistema Petrobrás em junho de 2013, após 20 anos nas mãos da iniciativa privada. A unidade havia sido privatizada no Programa Nacional de Desestatização (PND), que dizimou a Petrobrás Fertilizantes (Petrofértil).
Para os trabalhadores petroquímicos esse será o I Congresso Regional do Sindiquímica-PR, já para os petroleiros esse será o X Congresso Regional do Sindipetro PR e SC.
“O próximo acordo dos petroquímicos será igual ao nosso e então teremos uma experiência bastante rica, com bastante troca de experiências que serão levadas ao congresso nacional”, explica o presidente do Sindipetro PR e SC, Mario Alberto Dalzot.
HISTÓRIA
A história de construção das lutas conjuntas entre petroleiros e petroquímicos está enraizada na origem do Sindiquímica-PR. Criado com o apoio do Sindipetro PR e SC entre 1985 e 1986 para defender os trabalhadores da Ultrafértil – dirigida pela Petrofértil, do grupo Petrobrás – o Sindiquímica-PR iniciou suas atividades em um espaço cedido na sede do Sindipetro.
Já em 1987 petroleiros e petroquímicos realizaram uma campanha salarial unificada. Essa parceria se manteve nas últimas décadas, fortalecendo ambas categorias. Em 2013, com a aquisição da Ultrafértil/Araucária Nitrogenados pela Petrobrás, o Sindiquímica-PR filiou-se à FUP, intensificando a atuação sindical em defesa de petroleiros e petroquímicos.