Saúde Mental

Sindipetro PR e SC participa de oficina sobre saúde mental e trabalho na UFPR

O evento reuniu pesquisadores, profissionais de saúde e segurança, sindicalistas e sociedade civil para propor ações em prol da saúde do trabalhador.

O Sindipetro PR e SC participou, entre os dias 6 e 8 de dezembro, da Oficina Observatório Saúde Mental e Trabalho: reunindo esforços por direitos e pelo bem viver, realizada no Salão Nobre do Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O evento tem como objetivo reunir esforços de pesquisadores, profissionais de saúde e segurança, sindicalistas e sociedade civil para ações de monitoramento de agravos à saúde mental das populações trabalhadoras, com destaque para os transtornos mentais relacionados ao trabalho (TMRT), suicídio e tentativas de suicídio, síndrome do esgotamento profissional (Burnout), violências e assédio.

O Observatório também propõe diretrizes e intervenções para a implantação e intensificação dessas ações, que visam gerar subsídios para práticas de atenção em saúde mental para trabalhadores e trabalhadoras, tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto nos diversos contextos organizacionais de todos os setores econômicos. Além disso, o programa busca propor políticas públicas de promoção e prevenção em saúde mental relacionada ao trabalho.

Representaram o Sindipetro PR e SC as diretoras sindicais Elisangela Costa, Sandra Brea e Cristiane Fogaça, além da assistente social Elaynne Adams. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também esteve presente, representada pelo diretor Raimundo Telles.

Para a diretora Elisangela, o evento é uma importante iniciativa na discussão de direitos e preservação da saúde. “O Observatório de Saúde Mental e Trabalho reúne a comunidade acadêmica, instituições públicas e representantes dos trabalhadores. Todos com foco na garantia dos direitos e do bem-viver. Foram três dias de aprendizados, discussões e a esperança de dias melhores. Temos que garantir a saúde mental no trabalho”, destacou.

Diretora Elisangela Costa

O diretor da FUP, Raimundo Teles, participou da mesa de abertura e destacou a importância da presença da classe trabalhadora em eventos como esse. “Estou aqui como trabalhador e não essencialmente como petroleiro porque em ambientes como esse precisamos não só da academia, não só do Estado, mas principalmente da participação do chão de fábrica. Nada sobre nós, sem nós”, afirmou.

O evento foi organizado pela UFPR em parceria com a Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO),l vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego; a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); o Grupo de Estudo Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA); Núcleo de Epidemiologia (NEPI); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Para a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e uma das organizadoras do evento, Tânia Maria de Araújo, a participação da categoria petroleira foi fundamental para contribuir com ações práticas. “É muito importante contar com os trabalhadores nessa discussão, pois é no local de trabalho que podemos realizar a saúde mental ou o adoecimento mental”, afirmou.

Veja mais: