O Sindipetro Paraná e Santa Catarina acompanhou de perto a primeira auditoria de certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) na unidade Paraná Xisto, em São Mateus do Sul.
A averiguação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e o resultado foi o indicativo aprovação da certificação do SPIE, confirmando que a unidade industrial atende aos requisitos do serviço próprio de inspeção de equipamentos.
O Sindicato participou da auditoria como observador, contribuindo com os trabalhos da equipe auditora do IBP. Essa ação reforça o compromisso do Sindicato em garantir a segurança dos trabalhadores e da comunidade do entorno da fábrica, assim como a integridade dos equipamentos.
Na reunião de encerramento da auditoria, realizada na manhã da última sexta-feira (29), a equipe de auditores oficializou o indicativo de aprovação da certificação. “Saímos muito satisfeitos com todo esse processo. Participamos como observadores e percebemos uma equipe muito qualificada, que a gente já conhece há algum tempo nos trabalhos da área de inspeção de equipamentos. Então, a conclusão que a equipe auditora chega é pela certificação, o que nos parece muito razoável. Óbvio que eles estão começando seus trabalhos. É uma nova empresa, mas pegaram já uma estrutura muito consolidada, que sempre foi reconhecida no Sistema Petrobrás”, afirmou Alexandro Guilherme Jorge, presidente do Sindipetro PR e SC, que é técnico de inspeção de equipamentos lotado na Repar.
O indicativo favorável à certificação é uma importante conquista que reflete o empenho da equipe em atender à normatização e garantir as condições de segurança dos equipamentos. O Sindipetro PR e SC continuará monitorando e participando ativamente dos processos de auditoria e certificação, assegurando que as condições de trabalho permaneçam adequadas e seguras.
“É importante que toda força de trabalho acompanhe e entenda a importância do SPIE, já que o objetivo é que todos cheguem na unidade e possam trabalhar com segurança, pois os equipamentos estão sendo bem mantidos”, concluiu Alexandro.
Sobre o SPIE
O processo para certificação de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos (SPIE) foi idealizado e introduzido no texto da NR-13 em 1994. Essa revisão foi a primeira a ser concluída por um grupo tripartite, composto por representantes do governo, empresas e trabalhadores, e serviu como modelo para diversas outras revisões de NRs ocorridas posteriormente.
A certificação de SPIE é voluntária e consta no Anexo II da NR-13. O processo estabelece regras para a certificação de equipes próprias de inspeção de equipamentos. A certificação deve ser realizada por organismo acreditado pela Cgcre/Inmetro (OCP).
Os primeiros SPIE foram certificados em projeto piloto na década de 90, com a participação da Petrobrás, IBP e Inmetro. Após a acreditação do OCP/IBP, em 2002, o processo passou a funcionar de forma definitiva. Atualmente, existem 76 SPIE certificados no Brasil em diferentes segmentos da indústria.
Por Davi Macedo, com informações do IBP