Sindipetro se reuniu com a Paraná Xisto e discutiu a cláusula do turno de revezamento

Para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, Sindicato defende cinco grupos para a referida jornada

O Sindipetro PR e SC se reuniu com a Paraná Xisto, no dia 31 de março, na sede de Curitiba, para avaliar a proposta da empresa sobre a jornada de trabalho em turno ininterrupto de revezamento dos trabalhadores da Petrobrás.

A empresa sugeriu quatro grupos para a jornada, o que a princípio foi recusado na mesa de negociação pelo Sindicato, uma vez que esse modelo coloca em risco a saúde e a segurança dos trabalhadores. O Sindipetro defende o revezamento com cinco grupos.

Participaram da reunião os diretores sindicais Luciano Zanetti, Elisangela Costa, João Felchak e o presidente Alexandro Guilherme Jorge, além dos representantes dos setores jurídicos e compliance da Paraná Xisto.

No encontro, o Sindicato também anunciou que irá discutir com a Petrobrás a exigência de que os operadores da estatal treinem os funcionários da Paraná Xisto e que, ainda que haja um acordo entre as empresas, os trabalhadores próprios não serão submetidos a desvio e/ou dupla função ao longo de suas jornadas.

Essa foi a primeira mesa de negociação desde a rodada dos dias 13 e 14 de março, quando o Sindipetro PR e SC teve a oportunidade de explicar à empresa todas as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT-2022/23) defendido pela categoria. Até o momento, não houve uma contraproposta para que possa ser avaliada em assembleia pelos trabalhadores.

A Paraná Xisto se comprometeu em marcar para os próximos dias uma reunião temática que irá tratar de assuntos da área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), na qual o Sindicato irá cobrar todas as questões pendentes.

O Sindipetro PR e SC segue com as tratativas junto à Paraná Xisto e reitera à categoria o seu compromisso pela busca de uma proposta que tenha o consenso de todos os envolvidos.

Texto: Juce Lopes